22/11/2018 10h07 - Atualizado em 22/11/2018 10h33

Santa Fé do Sul / Provedor manda parar teatro de prevenção contra tuberculose na entrada do Hospital

Ação fazia parte de campanha da Secretaria de Saúde do Município.

Uma possível falta de comunicação entre a Secretaria Municipal de Saúde e o Provedor da Santa Casa de Misericórdia de Santa Fé do Sul causou um grande mau estar com os funcionários da prefeitura que estavam divulgando uma campanha de prevenção a tuberculose, uma doença infectocontagiosa que afeta principalmente os pulmões, mas também pode acometer órgãos como ossos, rins e meninges (membranas que envolvem o cérebro).

 “João e Zé da Curva” estavam caracterizados de homens do sertão, um montado em um “cavalinho de pau” e outro com uma mala que insistia ao companheiro “caipira” que deveria procurar os órgãos de saúde para realizar os exames de prevenção e assim conscientizar os presentes da importância da realização da prevenção, bem de forma humorada.

Ainda durante o início do teatro lúdico, o Provedor da Santa Casa interrompeu a apresentação dizendo que alí não era o local para tal e pediu para ambos se retirassem do hall de entrada do hospital. Um dos “atores” ainda pergunta: “não avisaram ele não?”, e imediatamente este deixa a entrada principal enquanto o colega já interrompendo o enredo, explica aos presentes que a presença deles naquele local fazia parte do Programa da Secretaria de Saúde da Prefeitura da necessidade de realizar exames preventivos conta a Tuberculose, este também destaca que a cidade está preparada para atender o usuário dos serviços de saúde municipal, e deixa o local mostrando grande abatimento e não aceita um possível aceno do Provedor José Biscasi.

Estes fatos foram filmados por um paciente que aguardava atendimento e que foram publicados nas redes sociai e que resultou em criticas severas a atitude do administrador do hospital.

A infeliz atitude do provedor, demonstrada no vídeo, se o mesmo fizesse outro tipo de abordagem, aparentemente sem saber do que se tratava, ele no mínimo deveria procurar se informar antes de interromper de forma deselegante a apresentação dos funcionários da secretaria da saúde que estavam ali cumprindo uma importante função de levar a informação a população.

Estes mesmos funcionários fizeram a mesma apresentação na sala de espera da Unidade de Pronto Atendimento – UPA 24h00m, por volta das 9h30m, momento que que o site informamais fazia o levantamento de alguns dados estatísticos naquela unidade e testemunhou a aceitação do públicos e dos funcionários que trabalhavam naquele expediente, e não houve qualquer constrangimento aos pacientes que aliás se divertiam com grandes gargalhadas durante a apresentação.

Vale aqui ressaltar a excelente iniciativa da Secretaria de Saúde, a dedicação dos servidores e se o Provedor não havia sido informado da ação programa, registre-se a falta de comunicação entre os órgãos envolvidos, mas cabe o repúdio a forma intempestiva de abordagem do senhor provedor.