24/04/2020 16h25 - Atualizado em 24/04/2020 16h33

Santa Fé do Sul / Queda no atendimento da UPA está 43,72% no período da pandemia.

Entre 10 de março a 20 de abril foram 3.500 atendimentos a menos na Unidade de Pronto Atendimento

Um levantamento feito junto a UPA de Santa Fé do Sul (Região), e através da Enfermeira e Diretora Administrativa Nathalie Gimenez, a Unidade de Pronto Atendimento vem registrando uma queda no volume de atendimentos prestados à população durante esse período de pandemia.

O levantamento feito entre os dias 10 de março a 20 de abril apresentou uma queda de 43,72% de atendimento, ou seja, cerca de 3.500 atendimentos a menos em relação a rotina anterior a pandemia do novo coronavírus.

A direção da UPA faz uma campanha de orientação aos usuários que utilizem os serviços de Pronto Atendimento em caso de extrema necessidade, evitando aglomerações no local, e consequentemente o risco de contrair o Covid 19. “A população está colaborando”, destacou a diretora.

O atendimento no período de 40 dias que seria em torno de 8 mil, caiu para 4.500 passando de uma média de 200 atendimentos diários para cerca de 77 a 90 atendimentos, segundo o levantamento.

Sintomas Gripais – a maioria dos atendimentos

Segundo Nathalie, todos os pacientes que chegam na UPA, passam por uma triagem e quando apresentam sintomas gripais é realizado uma investigação mais aprofundada para avaliar possível infecção pelo novo coronavírus. Neste período, até 20 de abril foram atendidos 540 pacientes com sintomas gripais, cerca de 11,99%.

A Unidade atendeu 126 atendimentos com diagnóstico por transtornos psiquiátricos, 2,8%.

Os atendimentos relacionados a suspeita dengue somaram 85 pacientes, 1,88%. 183 pacientes com traumas diversos deram entrada na UPA nos últimos quarenta dias, 4,06%, a maioria ocasionados por acidente de trânsito, ou acidente de trabalho e doméstico.

Os médicos e enfermeiros de plantão recepcionaram 12 pacientes com a ocorrência de picadas de escorpião. Além de diversos outros atendimentos

Internações

Ao longo dos 40 dias (10/3 a 20/4) foram 272 pacientes encaminhados para Santa Casa de Santa Fé do Sul, por necessidade de cuidados e exames de média e alta complexidade.

O maior número de internações foi de Gestantes que entraram em trabalho de parto, abortos e tratamentos clínicos, seguido por traumas de acidentes trânsitos, domésticos.

Pacientes com Pneumonias e síndrome gripal foram o terceiro sintoma mais comuns nas internações e em seguida as avaliações Cardiológicas de paciente com sintomas graves de infarto, arritmias, síndromes coronarianas.

Expediente

Os plantões médicos e de toda equipe, que funciona 24 horas não sofreram alterações na quantidade de profissionais, apenas os servidores que apresentaram sintomas gripais ou outra enfermidade, ficaram em isolamento domiciliar, sem prejuízo do atendimento aos usuários da UPA, disse Nathalie Gimenez, que também atestou que não há falta de medicamentos, insumos e EPIs para os colaboradores e pacientes.

Diante do enfrentamento a pandemia do novo coronavírus, a direção do Consagra, composta pelos prefeitos da Comarca de Santa Fé do Sul, instalou uma tenda para ampliar a área de acomodação dos usuários que aguardam ser chamados, evitando aglomerações, e disponibiliza álcool em gel em suas instalações.

A UPA 24 Horas de Santa Fé do Sul atendendo usuários dos municípios de Santa Fé do Sul, Santa Clara d’Oeste, Santa Rita d’Oeste, Nova Canaã Paulista, Rubinéia e Três Fronteiras, com atendimento gratuito, com recursos públicos municipais e do Governo Federal (SUS).

O Serviço Móvel de Urgência (SAMU) também funciona normalmente, atendendo as ocorrências e chamados pelo 192, obedecendo todas recomendações de segurança sanitária do Ministério da Saúde - MS e OMS – Organização Mundial de Saúde no enfrentamento ao COVID 19