12/04/2019 07h00 - Atualizado em 12/04/2019 07h00

Santa Fé do Sul / Realiza a 1ª Conferência Intermunicipal de Saúde

Democracia e Saúde foi o tema debatido com foco no financiamento do Sistema Único de Saúde

A cidade de Santa Fé do Sul sediou a 1ª Conferência Intermunicipal de Saúde da Região de Santa Fé do Sul - Democracia e Saúde que reúne os secretários municipais das cidades de Santa Clara D’Oeste, Nova Canaã Paulista, Santa Rita Doeste, Três Fronteiras, Santa Fé do Sul e Rubinéia além de Funcionários, alunos e Professores do UniFunec, Representantes do AME, usuários dos serviços de saúde e funcionários públicos dos Municípios.

A mesa de autoridades foi composta pelo Prefeito Municipal de Santa Fé do Sul, Ademir Maschio e esposa Maria Lúcia, Secretária Municipal Rosana Vassouler Theodoro de Oliveira e Mara Ghizellimi Jacinto - Palestrante e articuladora do Conselho dos Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo - COSEMS - SP.

A Conferência é realizada a cada 4 anos e o objetivo deste ano é debater a importâncias da saúde e da democracia, o direito do cidadão e o financiamento do Sistema Único de Saúde - SUS.

Todos os presentes farão propostas que serão encaminhadas para a Conferência Regional em São José do Rio Preto que elegerá as propostas da região a serem apresentados na 16ª Conferência Nacional de Saúde.

Em sua fala de abertura o Prefeito Ademir Maschio pediu “que os governos olhem com mais carinho destinando mais recursos para manter em funcionamento os equipamentos públicos de saúde como UPA, Santa Casa, ESFs, serviços de transportes de pacientes, e vários outros que são responsabilidade das prefeituras e os recursos não são suficientes para executar o atendimento da população especificamente na área da saúde”.

A Conferência Intermunicipal que aconteceu nesta quinta-feira (11) no Cinema da Cidade e elegeu os delegados que representarão a região nas demais etapas.