09/06/2015 08h14 - Atualizado em 10/06/2015 10h28

Santa Fé do Sul / Representantes do Ministério da Pesca se reúnem com Piscicultores hoje (9)

Na Funec, MPA vai debater com produtores de pescados a regulamentação de outorgas
Reunião em Brasilia com Helder Barbalho do MPA

Representantes do Ministério da Pesca em Brasília, São Paulo, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul estão em Santa Fé do Sul nesta manhã de terça feira (9) na FUNEC- Campus 2 para se reunirem com Produtores de Tilapias em Tanques Rede para discutirem a Capacidade de Outorga dos Rios da região e a regularização dos produtores que estão atuando na “ilegalidade” porque o MPA ainda não liberou as autorizações para cerca de 18 produtores instaladas no reservatório de Ilha Solteira.

Para Emerson Esteves que ocupa o cargo de presidente da Câmara Setorial do Pescado junto a Secretaria de Agricultura do Estado de São Paulo, na reunião de hoje com o MPA – Ministério da Pesca e Aquicultura, os produtores também irão solicitar que as pisciculturas que mudarem de locais devido à baixa do nível dos reservatórios recebam a autorização para funcionarem nos novos locais. Para Emerson seria inviável financeiramente o retorno ao local de origem.

Além das definições das outorgas, os produtores também irão discutir o baixo nível do reservatório e mais uma vez vão exigir um limite para produção de energia, e se possível retornar a cota 323 que consta em Lei Federal e que hoje não está se cumprindo para manter a produção de energia prejudicando as outras cadeias produtivas como a Piscicultura e a Hidrovia.

A Secretaria Executiva da Apropesc, Marilza Patrício Fernandes disse que o encontro de hoje (9) do MPA e Piscicultores é consequência do último encontro com o Ministro Helder Barbalho há cerca de 20 dias em Brasília com o Ministro dos Portos Edinho Araújo e confirmou que estão sendo esperados para a reunião no anfiteatro da FUNEC as 9h00m, o Diretor e o Coordenador de Planejamento e Ordenamento da Aquicultura em Aguas da União e os superintendentes da Pesca dos Estados de São Paulo, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul.

Marilza também frisou que a principal pauta da reunião será a regularização das outorgas dos piscicultores que estão atuando na ilegalidade. Segundo a secretaria o Ministro disse na reunião de Brasilia que quer a resolução de todos os problemas, de um jeito ou de outro.