06/12/2019 08h58 - Atualizado em 06/12/2019 08h58

Santa Fé do Sul / SAMU completa dois anos no dia 8/12 e já atendeu 8.337 chamadas

Serviço foi inaugurado em 2017 e é mantido com recursos dos municípios que integram o Consorcio Regional de Saúde.

Desde a inauguração em 8 de dezembro de 2017 até o inicio de dezembro de 2019, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência - 192 de Santa Fé do Sul atendeu 8.337 ocorrências, produzindo uma média de 11.48 chamadas por dia. O Serviço é mantido pelo Consorcio de Saúde Regional - CONSAGRA cujo presidente é o Prefeito de Santa Fé do Sul, Ademir Maschio e a Diretora Administrativa é Nathalie Gimenes.

De acordo com levantamento feito junto a Unidade, do total de atendimentos realizados em dois anos de funcionamento, o destino final dos pacientes foi de 3.913 levados para a Santa Casa de Misericórdia de Santa Fé do Sul, 4.029 para a UPA, 28 recusaram atendimento após efetuar o chamado pelo 192, 3 evadiram do local chamado e outros 364 não foi informado o destino final das pessoas socorridas.

Em relação a faixa etária, 425 chamadas foram para socorrer crianças de 0 a 11 anos, 236 para atendimento a aolescentes entre 12 e 17 anos, 4.698 chamados de pessoas adultas, com idades entre 18 a 64 anos e idosos, a partir de 65 anos, foram registrados em dois anos de funcionamento do SAMU, atendimentos a 2.978 idosos.

Os motivos de chamados são diversos, os mais comuns foram casos clínicos - com 4.150 chamadas, 4.301 transportes inter-hospitalar, 456casos de traumas, 173 atendimentos a gestantes, 53 para alteração de comportamento, 25 acidentes automobilísticos, 10 casos de psiquiatria, 09 agressões e 21 casos de tentativas de suicídios.

No período de dois anos, o SAMU também registrou 41 chamadas falsas, 03 chamadas canceladas.

Quanto aos horários das chamadas pelo socorro do SAMU, foram verificadas 2.847 no horário entre 12h00m e 17h59m, já no período da noite foram 2.305 chamadas e no horário compeendido das 06h00m até as 11h59m o total de chamadas foi de 2.290. Na madrugada registrou-se 895 ligações no 192.

O Serviço de Atendimento Móvel a Urgências – SAMU 192, que completa 2 anos de funcionamento no próximo domingo (8/12), é uma uma Base Descentralizada, composta de Equipe Miníma de Enfermeiros e Motoristas/Socorristas e atualmente está com 12 funcionários. Possui 2 Viaturas de Suporte Básico, sendo 1 nova, provinda de proposta aprovada do Governo Federal, onde sua liberação ocorreu através de esforços políticos. Está em pleno funcionamento e atividade desde o mês de julho. Totalmente equipada.

O Serviço ainda funciona com recursos próprios, dos municípios que integram o CONSAGRA - Santa Fé do Sul, Três Fronteiras, Rubinéia, Santa Clara D’Oeste, Santa Rita D’Oeste e Nova Canaã Paulista, cada município consorciado tem sua parcela de contribuição de acordo com o contrato de rateio.

Desde a contemplação da Ambulância do Governo Federal , entramos com o processo de pedido de Habilitação/Custeio através do Ministério da Saúde, onde o objetivo é receber R$13.125,00 mensal para ajuda de custo do serviço.

Como ter acesso ao serviço: Através de contato com a Central de Regulação Médica pelo número nacional 192. O paciente (ou solicitante) será inicialmente atendido por um profissional responsável por colher os dados mínimos necessários ao acionamento de um recurso de intervenção (Endereço, Nome, Motivo). Imediatamente após esta etapa inicial a ligação é transferida para um médico regulador responsável por avaliar a situação apresentada colhendo as informações necessárias para decidir quanto ao acionamento de um recurso de intervenção ou a realização de orientações médicas.


O SAMU é um serviço gratuito, que funciona 24 horas por dia em caráter ininterrupto. A disponibilização dos recursos do SAMU para qualquer ocorrência depende da avaliação técnica do médico regulador que identificará a gravidade e o melhor recurso para atender às necessidades apresentadas. Do início do processo de regulação até a chegada do recurso no local toda a equipe da Central de Regulação do SAMU foi estruturada de forma a garantir o menor tempo possível de espera da vítima no local, e para garantir o atendimento de todas as ocorrências pertinentes com os recursos humanos e físicos disponíveis.