08/12/2018 07h49 - Atualizado em 08/12/2018 07h49

Santa Fé do Sul / SAMU completa um ano de funcionamento com mais de 4 mil ocorrências atendidas.

Presidente do Consagra. Ademir Maschio deve receber nos próximos dias nova viatura do Ministério da Saúde.

A Unidade do SAMU - Serviço de Atendimento Móvel de Urgência de Santa Fé do Sul está completando neste sábado, 8 de dezembro um ano de funcionamento, com atendimento de 4.210 ocorrências, chamadas pelo telefone 192. Essas chamadas são reguladas pela Central de Atendimento em Jales, que mantém medico 24hs.

A Unidade descentralizada é regulada pela Base de Jales e administrada pelo Consórcio Regional de Saúde – Consagra que é formado pelos municípios de Santa Fé do Sul, Nova Canaã Paulista, Três Fronteiras, Santa Rita D’Oeste, Santa Clara D’Oeste e Rubinéia. O Presidente do Consórcio é o prefeito Ademir Maschio de Santa Fé do Sul, e a diretora é Nathalie dos Reis Gimenes.

O serviço do SAMU não desenvolvi apenas o atendimento de urgência e emergência e é comum a realização do transporte inter-hospitalar, ou seja, quando pacientes internados na UPA necessitam de remoção para a Santa Casa de Santa Fé do Sul.

A Unidade possui duas viaturas, que foram equipadas com recursos próprios do CONSAGRA, incluindo todo o treinamento e simulados continuado da equipe integra o SAMU 192, na cidade de Jales. Inclusive neste dia 8, eles participarão do 1º Simpósio de Urgência e Emergência do SAMU na cidade de Fernandópolis.

A Base decentralizada de Santa Fé do Sul trabalha em regime de plantão 24h com um socorrista e um enfermeiro.

Nova Viatura do SAMU

O Prefeito Ademir Maschio ao lembrar da inauguração da Unidade de Santa Fé do Sul do SAMU, disse que este serviço veio para dar mais qualidade a população de toda a região com uma prestação de serviço de excelência e foi um grande avanço, graças ao empenho de todos os prefeitos do Consagra.

Ademir também informou que, o deputado federal Fausto Pinato espera a confirmação da agenda do Ministro da Saúde que deverá estar em São José do Rio Preto para assinatura de diversos convênios com as prefeituras da região, e que Santa Fé do Sul deverá receber uma viatura SAMU 0 km, um compromisso firmado pelo deputado Fausto Pinato.

Nesta passagem por São José do Rio Preto, o ministro da Saúde, Gilberto Occhi, também deverá assinar o credenciamento do convênio com a Santa Casa, chamado Leitos Prolongados, que vai garantir uma receita mensal de R$180 mil reais. O encontro está previsto terça-feira.