05/12/2018 06h06 - Atualizado em 05/12/2018 06h06

Santa Fé do Sul / SENAR e Sindicato Rural encerram o ano com 77 cursos.

Em 2018, e 3.451 pessoas concluíram os cursos gratuitos em parceria com Prefeituras de Santa Fé e Região.

No balanço de atividades do Sindicato Rural e SENAR da Região de Santa Fé do Sul, registrou inscrição de 3.451 participantes nos 77 cursos realizados em 2018.

Os Cursos do SENAR são gratuitos e atingiu participantes de Santa Fé do Sul, Rubineia, Santa Clara D’Oeste, Santa Rita D’Oeste, Três Fronteiras, Nova Canaã Paulista e Santana da Ponte Pensa.

Segundo o Coordenador do SENAR, Emerson Ronaldo Assi, foram realizados os Programas de Alfabetização com 85 participantes, e o Jovem Agricultor do Futuro que está encerrando o ano letivo nesta quinta feira (6) atendeu 105 jovens de toda a região.

Os cursos de Promoção Social, como Arte em bambu, em Cabaça, Processamento de Frutas, Queijo, derivados do leite e Carne Suína, e outros atendeu 185 pessoas.

Na Formação Profissional o Sindicato Rural e o SENAR atenderam 357 inscritos com aprendizagem em manuseio da seringueira, eletricista, lida com o gado, inseminação, preparo e produção de orquídeas, turismo rural, tratoristas, e vários outros. Todos cursos gratuitos com monitores altamente qualificados.

O Presidente do Sindicato Rural da Região de Santa Fé do Sul destaca que estes cursos são importantes para que o homem do campo agrega conhecimentos e renda na sua propriedade, independentemente do tamanho.

750 pessoas se matricularam em cursos como nutrição, alimentação saudável, doenças infecciosas, higiene, drogas e outros. Estes cursos buscam prevenir e garantir uma vida saudável no campo.

Ao longo do ano, o SENAR e o Sindicato promoveram vários eventos como dia de campo, cavalgada, ciranda rural, orientações sobre o cultivo da seringueira com 1819 participantes em todos os eventos.

Emerson Assi explicou que o  SENAR-SP é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos, administrada pela Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), em parceria com a Federação da Agricultura do Estado de São Paulo (FAESP), busca desenvolver ações tanto na Área de Formação Profissional Rural como de atividades de Promoção Social, voltadas para pessoas ligadas direta ou indiretamente ao setor rural ou que tenham intenção de se inserir na atividade rural.

Luis Bermal que é o presidente do Sindicato de Santa Fé e Região, “a parceria com o SENAR-SP assim como com as prefeituras da região de abrangência é fundamental para a realização dos cursos e deve ser ainda mais fortalecida em 2019. Bermal ressalta a importância dos cursos de formação profissional são necessários para segurança no trabalho e oportuniza melhores rendas com a produtividade.