18/02/2019 10h00 - Atualizado em 18/02/2019 10h00

Santa Fé do Sul / SENAR e Sindicato Rural iniciam cursos de capacitação do produtor rural em 2019

Em 2018 mais de 3.400 se matricularam nos 77 cursos oferecidos.

O SENAR – Serviço de Aprendizagem Rural em parceria com o Sindicato Rural de Santa Fé do Sul que em 2018 registrou 3.451 pessoas em seus 77 cursos gratuitos com capacitações diversas voltadas para os produtores e seus familiares, promovendo o desenvolvimento na região, iniciou o calendário de 2018 atraindo vários interessados.

O Sindicato Rural, através do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural - Senar proporciona mudança de atitude do produtor e do trabalhador rural, que se desdobram para garantir alimento de boa qualidade aos brasileiros.

O objetivo desta ação das duas instituições é despertar na população do campo o interesse na Formação Profissional Rural, com atividades de Promoção Social, Ensino Técnico de Nível Médio, presencial e a distância, e com um modelo inovador de Assistência Técnica e Gerencial.

Para o Presidente Luis Bermal, “desta forma o Sindicato e o Senar todos os anos contribuem para a profissionalização, integração na sociedade, melhoria da sua qualidade de vida, mais renda agregada a propriedade para o pleno exercício da cidadania”.

Nesta segunda feira, dia 18 de fevereiro está iniciando o Curso de Animais Peçonhentos que ensina práticas de prevenção de acidentes e primeiros socorros. O curso é de dois dias e termina amanhã (19), e acontece na sede do Sindicato Rural de Santa Fé do Sul e apresentará métodos de identificação dos tipos de animais peçonhentos, mitos ou verdades, serpentes peçonhentas mais comuns, hábitos, alimentação e reprodução do escorpião. Espécies de aranhas.

O coordenador do SENAR na Região, Emerson Ronaldo Assi informou o calendário dos Cursos programados para Fevereiro.

21 e 22/02 - Cursos de Prevenção e combate incêndio no campo - O curso ensinará meios de combater e prevenir incêndio no campo, métodos de extinção de fogo, prevenção de acidentes no combate ao incêndio, conhecer equipamentos de proteção individual e como organizar um grupo de combate. Será realizado na sede do Sindicato Rural a partir das 8h00m horas.

Dia 25/02 – Reunião de sensibilização para implantação do programa de Turismo Rural no município de Santa Fé do Sul, a partir das 19:30 horas na sede do Sindicato Rural. Objetivo: Ampliar o olhar sobre a propriedade rural, fornecendo ferramentas para identificar e implantar negócios de turismo, de acordo com os recursos encontrados no meio, aliados as habilidades e vocações do produtor rural.

Dia 26/02- Reunião de Sensibilização para implantação do curso de Tomate Orgânico no município de Santa Fé do Sul, a partir das 19h30m horas, na sede do Sindicato Rural de Santa Fé do Sul. Objetivo: Capacitar profissionalmente produtores e trabalhadores rurais na produção de tomates em sistema orgânico, mais saudáveis e competitivos no mercado, com menor agressão ao meio ambiente.

Dia 27/02 – Reunião de Sensibilização para implantação dos cursos de Olericultura orgânica no município de Nova Canaã Paulista, será realizada Casa da Agricultura daquele município as 19h30m horas. Objetivo: Capacitar os pequenos produtores e trabalhadores na produção de oleiricolas no sistema orgânico, sem uso agrotóxico, competitivos ao mercado.

Já foram realizados neste mês de fevereiro os Cursos de Inspeção de pragas em citrus que abordou as práticas de identificação, reconhecimento da principais pragas e sintomas de doenças que atacam o pomar, com o instrutor Osmar Figueira e Programa Pró Leite no município de santa Rita D Oeste que segue até o mês de novembro. Durante o Programa serão abortadas as teorias e práticas dos principais temas da pecuária leiteira como: alimentação, sanidade, cerca elétrica, pastagens, manejo de vacas e bezerros, entre outros.

Os interessados em participar dos cursos devem entrar em contato com o Sindicato Rural de Santa Fé do Sul, situado na Rua 15, número 620, ou pelo telefone 17 – 3631.4243

Todos os cursos oferecidos são gratuitos e os interessados devem procurar o Sindicato Rural de Santa Fé do Sul para obterem maiores informações e se inscreverem.