20/04/2016 20h40 - Atualizado em 21/04/2016 10h15

Santa Fé do Sul / SENAR e Sindicato Rural vão investir na criação da "Feira do Produtor Rural"

Novo formato de Feira proporcionará mais uma opção para produtores rurais e consumidores

O Sindicato Rural da Estância Turística de Santa Fé do Sul em parceria dom o SENAR vai oferecer uma série de capacitações para os pequenos agricultores da região dentro do Programa Feira do Produtor Rural do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR-SP).

O objetivo é capacitar o produtor rural para saber comercializar seus produtos diretamente ao consumidor por meio da Feira do Produtor Rural, onde o diferencial será a oferta de produtos produzidos nas pequenas propriedades, saudáveis e seguros, promovendo assim uma relação de confiança e respeito.

O programa, gratuito, com aulas que serão divididas em seis módulos: sensibilização, normas e procedimentos da Feira do Produtor, construção do estande de bambu, produtos rurais para comercialização, comercialização, gestão de negócios, Feira do Produtor Rural e consolidação do programa.

Em Santa Fé do Sul as capacitações serão ministradas pela engenheira agrônoma Mariley de Castro Almeida da Silva, instrutora do SENAR.

Para o presidente do Sindicato Rural Adaulto Luis Lopes os produtores inscritos aprenderão sobre formação e organização de equipe, normas e procedimentos adequados, construção do estande de bambu, planejar a produção, preparar adequadamente os produtos que serão expostos, comercializar, técnicas de venda, exposição dos produtos, controle e gestão do negócio.

Emerson Ronaldo Assi (coordenador do SENAR) disse que serão repassados gratuitamente aos produtores participantes o kit completo do estande e os uniformes. “Todas terão condições de iniciar um novo negócio, bastando apenas seu empenho em produzir os alimentos e realizar as vendas na Feira”, finaliza o instrutor.

Adaulto Lopes disse também que a “Feira do Produtor Rural” está prevista para iniciar em outubro de 2016 e poderá ser realizada em um local alternativo, mas que também poderá funcionar em dia e horários diferentes no local onde se realiza a tradicional Feira em Santa Fé do Sul.

“O Programa propões um forma inovadora de comercialização dos produtos e vai criar um ambiente agradável e organizado, com identidade visual padronizada e regulamento elaborado com normas específicas”. O formato facilitará ao consumidor que vai encontrar produtos fresquinhos, produzidos no próprio município, vai poder saber a origem, quem produziu e como foi produzido e a preços justos”, explicou Lopes.

O projeto foi aprovado por 37 produtores dos 47 que participaram da reunião na noite de terça feiram (18) na sede do Sindicato Rural de Santa Fé do Sul. A proposta é de criar uma nova opção aos consumidores e também mais oportunidades de comercialização para os produtores rurais.

O SENAR deverá investir cerca de R$150 mil e de início irá atender 15 produtores que estarão sendo capacitados a partir de maio até o mês de outubro. Toda a capacitação e materiais necessários para o projeto serão gratuitos. Segundo o Sindicato Rural, o projeto também foi apresentado na manhã desta quarta feira (20) ao Prefeito Armando Rossafa que abraçou a ideia e vai oferecer apoio ao projeto que será inovador.