25/01/2017 20h57 - Atualizado em 26/01/2017 11h48

Santa Fé do Sul / Santa Casa e Município recebem 26 médicos estagiários do Programa Revalida

26 Profissionais que se formaram no exterior atuarão no Hospital e nas Unidades de Saúde

Esta quarta-feira (25) em Santa Fé do Sul foi marcado pelo início do programa de estágio obrigatório voltado para o Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos (Revalida). O convenio com a Santa Casa de Misericórdia de Santa Fé do Sul e a Universidade Brasil, antiga Unicastelo de Fernandópolis começa com a atuação de 26 profissionais médicos que diplomaram no exterior.

O Revalida é um programa do Ministério da Educação (MEC) para validação do diploma de médicos com formação em faculdades de medicina, estrangeiras, e, como parte deste processo, os profissionais devem fazer uma complementação de 2250 horas práticas, supervisionados por médico orientador, em cinco atividades básicas: Programa Saúde Família (PSF), ginecologia, pediatria, cirurgia e clínica médica.

O médico Luis Cesar Rodrigues, diretor técnico do Hospital disse que em Santa Fé do Sul o programa terá duração de dois anos e poderá ter até sessenta profissionais integrados ao atendimento de saúde voltados para a Santa Casa e as Estratégias de Saúde da Família.

José Biscassi, provedor da Santa Casa agradeceu a Universidade Brasil e os profissionais que atuarão em Santa Fé do Sul. Ao dar as boas vindas aos médicos, Zé Biscassi disse que a população espera realmente uma melhora na prestação dos serviços e a cidade e a região vão se beneficiar do Programa Revalida e parabenizou todos os responsáveis pela confirmação do programa.

A parceria não vai onerar os cofres municipais nem mesmo da Santa Casa. O programa é bancado pelo MEC e a Universidade Brasil.
O secretário de saúde do município Ortogamis Bento disse que a data entrará para a história para a população que terá um grande reforço no atendimento, e não haverá cortes de profissionais já contratados para os atendimentos nos postos de saúde.

Leila Capato, que é a coordenadora pedagógica da Universidade Brasil destacou o comprometimento da cidade e da administração da Santa Casa que receberam com alegria a proposta da parceria. “Poucos municípios se interessam pelo programa e Santa Fé do Sul aceitou o desafio de fazer o convênio que começou a ser planejado há um ano com a participação do doutor Luiz Cesar Rodrigues e o casamento entre Santa Casa, Prefeitura, Médicos e Comunidade deu certo e ressaltou que o programa tem o objetivo ampliar com qualidade e humanização do atendimento da comunidade

A aluna Renata Nunes testemunhou sua experiência com o programa Revalida, e disse que “foi de grande valia para a sua formação. Ela disse que os profissionais têm muito a oferecer pra a pulação e ao mesmo tempo aprender e praticar a profissão, aumentando a bagagem profissional e desta forma sair mais confiante em atuar e claro, esperamos conseguir nosso CRM que é o que mais esperarmos”

O Prefeito Ademir, agradeceu todo o esforço dos representantes da Santa Casa que não mediu esforços para a concretização do Revalida. “A chegada desses profissionais médicos é um grande avanço para o atendimento da população e vem de encontro com nosso plano de governo que propõe promover a humanização e agilidade do atendimento das pessoas.


O diretor administrativo do CONSAGRA – Consórcio Regional de Saúde da Comarca de Santa Fé do Sul, deixou as portas abertas da UPA – Unidade de Pronto Atendimento, e sugeriu ao prefeito Ademir Maschio que é o presidente do Consórcio para que convoque uma Assembleia do colegiado de prefeitos e promova o convênio para que os médicos do Revalida possam integrar a equipe de médicos do Pronto Atendimento.

Metade dos médicos, 13 irão atender nas Unidade de Saúde e a outra metade atenderão inicialmente na Santa Casa. Eles participarão de rodizio de funções lembrou o secretário de saúde de Santa Fé do Sul.

A Câmara Municipal de Santa Fé do Sul estava presente com os vereadores Marcelo Favaleça, Evandro Mura, Jhonatan Magalhaes, Zé Emidio, José Rollemberg, Leandro Magoga e Ronaldo Lima. O presidente Marcelo Favaleça falou em nome dos representantes do legislativo e deu as boas vindas aos profissionais e que eles realmente possam atender a demanda da população que sempre pede melhorias no atendimento da saúde, tanto no município quanto na Santa Casa.