24/03/2020 06h36 - Atualizado em 24/03/2020 06h36

Santa Fé do Sul / Santa Casa mantém paciente em isolamento

Desde o dia 20 foram registradas três mortes de pacientes com comorbidades que não sugerem relação com coronavírus, mas são investigados.

Paciente é uma mulher se envolveu em um acidente de trânsito há 10 dias, e devido as consequências do trauma na região do tórax, provavelmente vem provocando tosse com presença de sangue.

Durante o atendimento na UPA no início da noite de segunda-feira (23) foram realizados exames que não apresentaram anomalias.

Em razão da tosse com vestígios de sangramento, foi submetida a um exame de tomografia para verificar com mais precisão os motivos desta ocorrência.

Na UPA e na Santa Casa a paciente não apresentou quadro febril nem coriza, ou resfriado.

Em busca de elucidar dúvidas o site informamais recebeu a informação de que a paciente encontra-se em isolamento, obedecendo os protocolos da OMS e Ministério da Saúde, apesar de não apresentar problemas respiratórios.

Alguns especialistas consultados pelo site, disseram que a verificação de padrão Vidro Fosco no exame da tomografia sugere investigação para o COVID 19, mas em razão do histórico recente das condições clínicas da paciente, também não está descartada o quadro de embolia pulmonar, mas a paciente está recebendo as prescrições dos profissionais da Santa Casa.

O caso está sob investigação, porém até o momento não há elementos epidemiológicos para coleta de material para atestar ou não COVID 19.

A paciente segue internada, em isolamento, monitorado pelos médicos e profissionais na Santa Casa.

A direção do Hospital informa que a lotação está abaixo dos 30% da sua capacidade e este caso, registrado por volta das 19, é o único a ser observado nas suas instalações.

É preciso aguardar as próximas hora a evolução do quadro clínico da paciente, que está sendo cuidado, para atestar o real quadro clínico da paciente.

O que é padrão vidro fosco

O padrão em vidro fosco é um achado freqüentemente visto na tomografia computadorizada de alta resolução do tórax, e se traduz pelo aumento do coeficiente de atenuação dos pulmões, sem, no entanto, apagar as marcas broncovasculares. Pode corresponder a comprometimento intersticial ou alveolar, na fase aguda ou crônica de doenças inflamatórias, tumorais ou infecciosas dos pulmões, ou mesmo surgir como artefato. Devido à sua grande inespecificidade, a associação com outros achados radiológicos, clínicos e anatomopatológicos deve ser considerada para uma interpretação diagnóstica mais correta.

Secretaria de Saúde emite nota sobre morte de gestante de 36 anos.

Segundo a nota, a grávida foi transferida com suspeita de dengue no Hospital de Base de São José do Rio Preto (SP).

Eliane de Paula Gentil, foi atendida na Upa de Santa Fé do Sul no sábado (21) com dores e alteração na pressão arterial. No domingo ela foi internada na Santa Casa com suspeita de dengue.

 

A mulher teve o registro da primeira consulta no dia 19 de fevereiro, na 26ª semana de gestação, tinha histórico de hipertensão nas gestações anteriores e há dez dias apresentava sintomas de dengue, mas só procurou atendimento no sábado.

A Secretaria de Saúde aguarda o resultado dos exames para confirmar ou descartar a morte por dengue. Devido ao decreto municipal de calamidade pública, não foi realizado velório e o sepultamento foi realizado cemitério São João Batista II, às 16h, em Santa Fé do Sul.

Morte de idosa de 74 anos é investigado para COVID 19

Na sexta-feira (20), uma paciente de 74 anos, foi atendida pelas equipes de emergência da UPA de Santa Fé do Sul com quadro de pneumonia, evoluindo para quadro de insuficiência respiratória graves.

A idosa foi transferida da UPA para a Santa Casa da cidade onde permaneceu entubada na UTI e conforme determina o protocolo COVID 19 do Ministério da Saúde, com comorbidades foram realizados os exames para investigar incidência ou não de coronavírus. Também foi realizada coleta de material para investigar possível acometimento de H1n1.

Divulgada dos resultados de exames

A Secretaria da Saúde do Município de Santa Fé do Sul informa que continua com oito casos notificados, e aguardando resultados dos exames para Covid 19. O Instituto Adolfo Lutz, responsável pelos testes, está priorizando os exames de pacientes que estão internados em unidades hospitalares em estado grave, segundo noticiou a imprensa nesta segunda-feira.

A Secretaria de Saúde confirma que a idosa que foi internada na sexta-feira (20) com pneumonia e evoluiu p Insuficiência respiratória, com intubação é o óbito, continua sendo notificado como caso suspeito.

As mortes de Domingo (22), Senhor Aparecido, o Profeta das Águas e a Gestante que faleceu em São José do Rio Preto segue sob investigação para dengue.