26/05/2018 11h10 - Atualizado em 26/05/2018 11h10

Santa Fé do Sul / Secretaria de Saúde antecipa a Campanha contra Raiva Animal em cães e gatos

Campanha de vacinação inicia no próximo dia 4 de junho e vai até o dia 30.

Quem ama cuida, este é o slogan da Campanha contra Raiva Animal em cães e gatos da Prefeitura Municipal da Estância Turística de Santa Fé do Sul (SP) por meio da secretaria de Saúde que antecipou a vacinação devido a um caso de morte por raiva em um cachorro do município. A secretaria de Saúde sempre preocupada com o bem estar da população e também dos animais adiantou a campanha que aconteceria em outubro. A campanha de vacinação inicia no próximo dia 4 de junho e vai até o dia 30, no Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) do município. Os animais da zona rural de Santa Fé estão sendo imunizados.

Segundo a veterinária da prefeitura Fabiana Giacometti haverá dois dias “D” na Campanha contra Raiva Animal e serão nos dias 9 e 16 de junho, em todas Unidades de Saúde da Família. “A vacinação contra a raiva animal é importante não só para os animais, mas também para as pessoas. A raiva é uma doença transmissível e letal que atinge o sistema neurológico e os cães e gatos são os principais transmissores da doença aos seres humanos. Hoje temos o controle da doença, mas ainda não há um tratamento”, ressaltou Fabiana.

A vacina antirrábica é gratuita e deve ser aplicada em cães e gatos para proteger a saúde do animal. Recomenda-se que cães e gatos sejam vacinados a partir dos três meses de idade e revacinados anualmente. Não há contraindicação da vacina, entretanto é necessário ter alguns cuidados, como observar as condições de saúde do animal antes da imunização.

Para ser vacinado, o cão precisa estar com coleira e guia, já os gatos em sacolas de pano ou gaiolas apropriadas. Além disso, animais agressivos devem usar focinheira. Após a vacina, o animal pode ficar com dores no local vacinado e febre.  

“É importante ressaltar que a campanha visa, prioritariamente, prevenir a raiva humana, por intermédio da vacinação antirrábica. Por isso peço à todos que levem seus animais para vacinar”, concluiu a secretária de Saúde Rosana Vassoler Theodoro de Oliveira

(da assessoria)