04/04/2020 09h17 - Atualizado em 04/04/2020 09h21

Santa Fé do Sul / Secretários são exonerados para concorrer nas eleições municipais

Paula Toppan da Cultura deverá disputar uma vaga na Câmara, já Zé Emídio da Agricultura ainda não decidiu qual cargo disputará.

A Prefeitura de Santa Fé do Sul informou no final da tarde desta sexta-feira (03) duas baixas no quadro de secretariado, que se exoneraram para concorrer a cargos eletivos no pleito de 2020.

Os secretários municipais Paula Toppan da Cultura e José Emídio Calazans da Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente, declararam que pretendem disputar a eleição municipal.

No entanto, diz a nota, Paula Toppan continuará na Secretaria exercendo sua função de servidora efetiva lotada naquela pasta. A Prefeitura também afirmou que não serão feitas novas nomeações nas respectivas secretarias. Zé Emídio, ocupava cargo de livre nomeação e de exoneração.

Segundo a legislação atual prevista pelo TSE, o Servidor público civil ocupante de cargo efetivo e /ou cargo de confiança para concorrer aos cargos de Prefeito (a) e Vice-Prefeito (a) e ou Vereador (a) deverá se desincompatibilizar três meses do cargo em comissão.  No caso de ocupante de Cargo de Secretário, o prazo é de seis meses

Zé Emídio Calazans – Partido Republicano

O Secretário de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente Zé Emídio Calazans, disse que não deixar a pasta que ocupa no atual governo “não foi uma decisão fácil, atribuindo as atividades criadas que estão em andamento e os projetos que estão prontos para serem executados ao longo dos próximos meses pela Prefeitura.

Um dos projetos em andamento é a difusão das atividades cooperativista e associativista que estão sendo implantadas e que está preparando os agricultores familiares do município para ingressar nesta modalidade de atuação, que tem resultados práticos muito satisfatório, aumentando a renda de suas propriedades.

A frente da Secretaria de Agricultura, Zé Emídio promoveu diversos cursos de capacitação em parceria com o Senar, Sindicato Rural, Sebrae e Secretaria Estadual com o intuito de melhorar a capacidade de atuação do homem do campo, com o objetivo de aprimorar os seus rendimentos.

O agora ex-secretário disse que “não decidiu ainda qual o cargo deverá disputar em 2020 e que tem muita água para baixar debaixo da ponte”, e que em breve deverá decidir o seu futuro na política local de Santa Fé do Sul.

Carreira Política

O Médico Veterinário de Formação, político por vocação, Zé Emídio foi Vereador de 2009 a 2012, Secretário de Turismo em Santa Fe do Sul 2014 e 2015, Assessor político, Presidente do PRB no município.

2016 eleito para vereador com 474 votos pelo PRB, ficando como 1º suplente – exerceu a cadeira no período de 2016/2017, devolvendo a cadeira para a titular Neiva de Souza (DEM).

2008 foi eleito para o mandato de vereador (2009/2012) com 429 pelo Partido PPS

Atualmente Zé Emídio é o Presidente do Partido Republicano.

 

Paula Toppan

A ex-secretária de Cultura de Santa Fé do Sul, já sinalizou que vai colocar seu nome para disputar uma vaga no poder Legislativo Santa-fé-sulense, e se filiou ao PP – Partido Progressista.

Paula é servidora de carreira efetiva e se exonerou do cargo de comissão nesta sexta-feira (3) e vai estrear na política neste ano.

Em entrevista à Revista Vitrine (XXVI), Edição de março/2020, Paula Toppan declarou sua vontade de vencer e que sua força de sonhar a levou a caminhos altos, com muita persistência e determinação conquistando seu espaço na comunidade e que se orgulha por isso. “Nunca tive privilégios e nem sorte, sempre foi Deus, trabalho, conquistas e amizades”.

“Tenho aprendido muito na minha vida e agradeço a Deus pela oportunidade de fazer parte de uma sociedade e ajudar a escrever a história da minha cidade, com a convicção de que podemos ser melhores e ajudar no desenvolvimento, propósito e cultura do nosso povo”, disse Toppan.