19/03/2020 08h34 - Atualizado em 19/03/2020 08h34

Santa Fé do Sul / Segunda-feira (23) inicia a Campanha Nacional de Vacinação contra influenza (H1N1)

A vacinação acontecerá em todas as Estratégias de Saúde da Família e na Clínica de Atenção à Saúde (Clias), das 8h00m às 16h30m.

Seguindo recomendações do Ministério da Saúde, os idosos e os profissionais de saúde serão os primeiros públicos a serem vacinados pela Campanha Nacional de Vacinação contra a influenza (H1N1), que inicia na próxima segunda-feira (23). Na Estância Turística de Santa Fé do Sul (SP) a vacinação acontecerá em todas as Estratégias de Saúde da Família e na Clínica de Atenção à Saúde (Clias), das 8h às 16h30. Uma das medidas para evitar aglomeração será a vacinação ao ar livre, em frente a Unidade de Saúde. 

De acordo com o Ministério da Saúde, a Campanha foi antecipada visando facilitar e acelerar o diagnóstico da Covid-19 e evitar que o sistema de saúde fique sobrecarregado. É importante destacar que a vacina não protege contra o novo Coronavírus, mas, sim, contra tipos de influenza (como o H1N1). Portanto, pode ajudar no diagnóstico por eliminação dos profissionais de saúde com suspeita de Covid-19.

“Só peço aos idosos que se vacinem no período da tarde por ter um menor fluxo de pessoas nas Unidades”, ressaltou a enfermeira responsável pela Clínica de Atenção à Saúde (Clias), Drielen Bertolassi.

A Campanha este ano será dividida em três etapas:

A partir de 23 de março: Idosos com mais de 60 anos ou mais e trabalhadores da saúde podem tomar a vacina;

A partir de 16 de abril: Professores, profissionais de segurança e salvamento e portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais;

A partir de 9 de maio: crianças de 6 meses a menores de 6 anos, adultos 55 a 59 anos, gestantes, puérperas, população indígena, privados de liberdade: adolescentes e jovens sob medida socioeducativa e funcionários do Sistema Prisional.