20/10/2016 10h26 - Atualizado em 20/10/2016 10h26

Santa Fé do Sul / Sem Plano Básico de Zoneamento, pista do Aeroporto Municipal está "fechada"

Prefeitura não apresentou Plano para o COMAR fque fechou as operações de pousos e decolagens

O COMAR – Comando Aéreo Brasileiro recomendou a prefeitura a elaboração de Plano Básico de Zoneamento do Aeroporto Municipal de Santa Fé do Sul, que não foi executado pela municipalidade e por isso a pista está fechada para pousos e decolagens.

Em tese o Plano Básico de Zoneamento deveria ser efetuado por um profissional e empresa especializa para fazer estudos e ações que evitem causar prejuízos à segurança ou à eficiência das operações aeronáuticas, de acordo com o Plano Básico de Zona de Proteção do Aeroporto Municipal Santa Fé do Sul. Mas esse serviço não foi contratado e o COMAR informou o fechamento das operações do Aeroporto Municipal.

Segundo o Prefeito Armando, o alto custo da execução do referido Plano impediu a contratação dos serviços e, segundo o prefeito, o valor de R$15 mil está fora das prioridades do encerramento de seu mandato. “Quero encerrar meu mandato com a melhor situação financeira possível, e no momento esse gasto não é prioridade”, disse Armando na manhã desta quarta-feira (19).

Uma hipótese levantada pelos assessores do governo municipal era de ratear os custos entre os donos das aeronaves que utilizam a pista do aeroporto municipal, mas a ideia não teria avançado.

Através de licitação, dois empresários de Santa Fé do Sul pagaram R$60 mil para uso e construção de angar no local e segundo o Edital, a Prefeitura ficou responsável pela administração do aeroporto, inclusive com a responsabilidade de deixar o local em condições de operações, obedecendo as legislações brasileira, inclusive as recomendações do COMAR e da ANAC – Agencia Nacional de Aviação.

 

Legalmente o Aeroporto Municipal de Santa Fé do Sul está fechado para pousos e decolagens.