15/08/2019 15h56 - Atualizado em 15/08/2019 15h56

Santa Fé do Sul / Sem parceria com a ACE, Prefeitura vai inaugurar Sonho de Natal em 15 de novembro

Associação informou ao prefeito que recursos da entidade serão destinados para enfeites das ruas 14, 9 e outras.
O Prefeito Municipal da Estância Turística já marcou a data para a inauguração do Projeto Sonho de Natal 2019 e decoração natalina irá ser acesa em 15 de novembro, feriado nacional.
 
Ademir Maschio disse que a equipe coordenada por Josy Buosi e Claire Fernandes trabalha nos preparativos do Projeto, logo após a retirada da decoração do ano anterior, no mês de fevereiro.
 
A Prefeitura já realizou algumas licitações de compra de materiais e contratação de prestadores de serviços para a conclusão e instalação dos enfeites de 2019.
 
A equipe do Sonho de Natal é composta por 20 funcionários que trabalham durante todo ano na sua preparação, e já dura 14 anos e atrai visitantes de várias regiões do Brasil e é o principal atrativo turístico da Estância Turística.
 
"Quando foi criado o Projeto Sonho de Natal estabeleceu que seria uma ação sócio-ambiental que envolve toda a comunidade, principalmente os estudantes das rede pública municipal, estadual e particular, onde são recolhidos milhares de garrafas pet, evitando a poluição do meio ambiente", explicou o prefeito Ademir Maschio que atribui o sucesso deste Projeto como fruto do envolvimento da comunidade.
 
As decorações de ruas, praças e monumentos deve iniciar no início de outubro e espera-se que sejam concluídas as obras da Praça Stelio Machado que ainda não terminaram por atrasos nos repasses dos recursos do governo de São Paulo, oriundos do DADETUR e empresa está sem folego financeiro para a sua conclusão, informou o chefe do executivo que garantiu que se as mesmas não forem concluídas a Prefeitura providenciará a iluminação da praça voltada para a Avenida Navarro de Andrade.
 
Ademir confirmou que as Praças da Igreja Matriz e Sales Filho receberão investimentos através de uma Parceria Publico Privada, que já foi anunciada com uma empresa loteamento instalada em Santa Fé do Sul. As fontes e iluminação serão revitalizadas na Praça da Matriz, com a iniciativa privada.
 
O Prefeito também frisou que a iluminação irá potencializar as Avenidas Navarro de Andrade, desde o monumento dos Tucunarés até o Terminal Rodoviário e a Conselho Antonio Prado, iniciando no trevo que interliga a vicinal de acesso a cidade de Três Fronteiras até as imediações do Corpo de Bombeiros.
 
"O investimento que fazemos neste Projeto é necessário porque atrai turistas ao município por mais de 60 dias, e impulsiona as vendas do comercio local. Com o sucesso e tradição alcançados, o Sonho de Natal é envolvente porque uma grande parte da nossa cidade recebe essa decoração.
 
Nossa cidade ganha cores e luzes na região comercial, ao longo das avenidas e nas principais praças, é por esse motivo que o turista visita Santa Fé do Sul, pela grandeza e o encantamento dos nossos enfeites", enalteceu o alcaide reafirmando que o Comércio é o maior beneficiários deste clima natalino que se instala durante o final de ano.

O Prefeito Ademir Maschio revelou não compreender a decisão da Associação Comercial que em outras edições do Projeto destinava em tornou de R$50 mil, investindo como parceira do Projeto que aliás no seu início foi idealizado pelos comerciantes. Durante uma reunião com os representantes da diretoria, a entidade informou que neste ano não estará destinando recursos para a prefeitura e que pretende fazer um invetimento isolado, e uma das ideias e ampliar a decoração da Rua Encantada para a Rua 14 e outras no miolo comercial da Estância Turística.
 
"Com a opção de não ajudar, o Sonho de Natal será montado apenas pela Prefeitura, não haverá parceria com a Associação Comercial neste ano, foi uma decisão que respeito, mas não concordo, porque eles são os maiores beneficiários deste Projeto", lamentou Ademir.

A Associação Comercial e Empresarial de Santa Fé do Sul informou à Prefeitura que irá manter a Casa do Papai Noel na Praça Sales Filho e produzirá os enfeites das ruas 14 e rua 9.
 
Para o Prefeito Ademir, que tem enfrentado uma queda de arrecadação e o caixa da prefeitura está comprometido com as despesas fixas da administração municipal, a tomada de decisão da ACE impedirá o crescimento do Projeto, mas não diminui a grandeza e a beleza da decoração natalina de Santa Fé do Sul. "Com a ausência dos recursos da ACE, que seria em torno de R$50 mil vamos deixar de colocar mais lampadas e enfeites nas ruas, avenidas e praças e a população que sentirá essa diferença", finalizou o Prefeito.
 
Os vereadores da base aliada do governo remeteu um requerimento fazendo perguntas a diretoria da ACE sobre a participação da entidade no Projeto Sonho de Natal, encaminhada antes do recesso legislativa, no mês de junho. O requerimento foi assinado pelos vereadores Marcelo Favaleça, Aniceto Facione, Ronaldo Lima, Leandro Magoga, Neiva de Souza e Renato Ferraz, mas até o dia 14 de agosto, a Câmara informou que a resposta ainda não havia chegado aquela casa.
 
O site informamais entrou em contato com o Presidente da Associação, Felipe Correia que está viajando e falará sobre o assunto ao retornar.