10/08/2017 18h58 - Atualizado em 10/08/2017 18h58

Santa Fé do Sul / Servidores da FUNEC participam de palestra sobre como manter a saúde no trabalho

Marilza de Almeida Marques, professora que ministrou primeira aula da FUNEC, é homenageada por sua aposentadoria

Cuidar da saúde dos servidores da Fundação Municipal de Educação e Cultura (FUNEC) é o objetivo principal da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa). Para orientar os funcionários, a Cipa realizou na quarta-feira (2), palestra com o tema Como Manter a Saúde no Trabalho.

Os egressos do curso de Fisioterapia da FUNEC, doutores Adaylton e Adalton Leonel de Souza, falaram sobre hábitos e atitudes positivas que, quando adotadas no dia a dia, refletem na saúde do servidor

O presidente da FUNEC, adm. Aderval Morreti, afirmou que a instituição busca constantemente investir em melhorias que proporcionem segurança e bem estar ao servidor. “A Funec preza por oferecer a seus colaboradores um ambiente de trabalho seguro e a Cipa tem sido muito importante neste processo de melhorias. A palestra foi esclarecedora, motivadora e veio para somar a todo o trabalhado já realizado pela Cipa em parceria com a FUNEC”.

A presidente da Cipa, profª Ana Paula Gonçalves, lembrou que a Cipa existe há três anos e busca desenvolver ações que previnam acidentes no ambiente de trabalho e levem informações aos servidores. “A palestra orientou os funcionários e esclareceu que a saúde no trabalho vai além de evitar uma queda ou outro tipo de acidente, ela envolve também o equilíbrio emocional e pequenas mudanças no cotidiano que resultam na melhoria da saúde”.

Marilza de Almeida Marques, professora que ministrou primeira aula da FUNEC, é homenageada por sua aposentadoria

Uma história de amor e dedicação ao ensino. Assim pode ser resumida a trajetória profissional da professora, pedagoga e bióloga Marilza Barbosa de Almeida Marques, que se dedicou à vida acadêmica nos últimos 45 anos. Na última semana, Marilza foi recebida pela diretora geral pedagógica da FUNEC, Profª Drª Sâmira Ambar Lins e pelo presidente, Sr. Aderval Morreti, que lhe entregaram uma placa em homenagem à sua aposentadoria.

Sua carreira está estritamente ligada à história da instituição. Marilza foi a responsável por ministrar a aula inaugural do primeiro curso oferecido pela FUNEC, Educação Física, em 1972. “Ainda acadêmica do 3º ano da Faculdade de Lins, em 1969, participei com meu currículo do processo em que solicitava autorização para o funcionamento do curso de Educação Física, convidada pelo professor Carlos Américo Trevisan, junto com um grupo de pessoas que acreditavam nesse investimento. Com o início do curso, ministrei a primeira aula para as turmas de licenciatura breve e plena do curso de Educação Física, no atual Campus I, nas práticas desportivas”, lembrou a docente.

Drª Sâmira externou seu carinho e gratidão à professora. “Nesses anos todos você foi responsável por ensinar centenas de alunos e nós também aprendemos muito. Quero agradecer por tanta dedicação, comprometimento e responsabilidade com que sempre tratou a educação. Com certeza sua ausência será sentida por todos”.

Aderval também expressou seu reconhecimento. “A Marilza é uma grande mestre, que se entregou às causas da educação e da FUNEC sem medir esforços. Sua devoção ao ensino é admirável e serve de exemplo a todos nós. Seu trabalho ficará marcado para sempre na história da FUNEC”.

“Foram 45 anos de dedicação a esta instituição. Foram muitas lutas e muitas alegrias ao receber em nossa instituição novos alunos. Tenho muitas histórias para contar. A FUNEC foi o alicerce da minha vida. Sou o que sou por causa dela. Valeu a pena. Espero que os que ficam se espelhem nos pioneiros”, concluiu Marilza.