24/02/2016 18h57 - Atualizado em 24/02/2016 22h24

Santa Fé do Sul / Sindicato Rural, SENAR, FAESP e SEBRAE realizaram "Fórum do Campo ao Consumidor

Tema "Compras Governamentais, exigências e oportunidades".

O SENAR e a FAESP com o apoio do Sindicato Rural de Santa Fé do Sul e o Sebrae realizaram na noite desta terça feira (23) o Segundo Fórum do Campo ao Consumidor, com o palestrante Márcio Paccola Langoni, da cidade de Bauru, com o tema “Compras Governamentais, exigências e oportunidades”.

Emerson Ronaldo Assi que é o coordenador do SENAR na Região de Santa Fé do Sul fez a saudação aos presentes em nome do SENAR e também representou o presidente do Sindicato Rural, Adaulto Lopes que estava em São Paulo em Reunião na Federação.

Emerson destacou a importância do encontro, e enalteceu as parcerias e a grande presença dos produtores rurais que a cada dia vem se dedicando para melhor a vida no campo. O coordenador do SENAR falou da importância da permanência do homem no campo, que o brasileiro depende dos produtores rurais para terem o alimento na mesa. “O SENAR e o Sindicato Rural e a FAESP realizam várias atividades que valorizam e preparam o homem do campo para que ele possa continuar produzindo o alimento dos brasileiros”, disse Emerson que reafirmou a importância do aprimoramento e a busca do conhecimento sobre os principais mercados compradores com diferenciais competitivos para o acesso aos mercados mais exigentes de forma aumentar a produtividade, rentabilidade e competitividade do setor.

O palestrante da noite foi Marcio Paccola Langoni, Especialista em Gestão Integrada.

Marcio que é da cidade de Bauru falou ao Informamais que o objetivo do encontro foi de compartilhar informações sobre as exigências e as oportunidades para que o produtor rural efetive vendas para o os governos, as chamadas “compras governamentais”.

Podem participar do programa “Do Campo ao Consumidor” todo produtor rural interessado, que trabalhe com a terra, em especial os olericultores, que plantam legumes e hortaliças.

O palestrante instruiu os participantes de que o importante para vender para os governos é se preocupar com a parte legal, ou seja, os produtores necessitam de adequar os documentos, se formalizarem com CNPJ. É necessário ao produtor o ADAP, que é uma Declaração de Aptidão ao Pronaf, e que também estejam atentos as chamadas públicas dos governos, estar preparados para atender as necessidades de contratação e oferecer produtos de qualidade.

Muitos produtores já fazem fornecimento de alimentos para CONAB, e para a merenda escolar, e Márcio apresentou novas alternativas como os programas PPAIS, do governo do Estado de São Paulo e o PMAIS que é um programa municipal de interesse local, que depende do interesse do município que para implantar na sua cidade deve criar uma Lei local para adquirir produtos da agricultura familiar e atender a demanda municipal de escolas e creches.

Os produtores rurais interessados devem procurar informações junto aos órgãos oficiais como CATI, Sindicato Rural, Senar, CONAB. “O produtor deve estar atento para não perder as oportunidades de comercialização”, disse o palestrante.

“Fornecer para os governos é mais uma oportunidade de comercialização de sua produção, não é uma única alternativa, é como vender em feiras livres, CEAGESP, direto aos consumidores e supermercados. Existem também as políticas públicas que facilitam a comercialização e os produtores devem sempre estar atentos”, alertou Marcos Paccola.

O evento foi promovido pelo SENAR (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) e a FAESP – (Federação da Agricultura do Estado de São Paulo) e aconteceu no salão de festas ART Eventos.