10/10/2016 15h36 - Atualizado em 10/10/2016 15h36

Santa Fé do Sul / Sindicato Rural e SENAR promovem Fórum do Campo ao Consumidor: Agronegócio

Agregação de valor dos produtos do agronegócio a renda familiar. Parceria Sebrae e Faesp

A Edição do fórum “Do Campo ao Consumidor” atraiu produtores rurais de Santa Fé do Sul e Região. O evento aconteceu no final do mês de setembro e foi realizado pelo SENAR, FAESP, SEBRAE e o Sindicato Rural de Santa Fé do Sul.

O Programa do Campo ao Consumidor tem o objetivo de realizar ações conjuntas para o atendimento, formação e auxílio ao produtor rural.

A iniciativa firmada prevê a realização de fóruns com assuntos específicos sobre temas como: canais de distribuição, legalização, vendas conjuntas, certificação, agregação de valor aos produtos e venda para o governo.

Os segmentos selecionados para a atuação são: apicultura, artesanato rural, cafeicultura, cana-de-açucar, fruticultura, olericultura, ovinocapricultura, pecuária de leite e turismo rural.

Também são realizadas palestras sobre temas que entravam a comercialização dos produtos agrícolas e agroindustriais referentes as questões e barreiras técnicas de produção, manejo, organização, planejamento e gestão.

O presidente do Sindicato Rural, Adaulto Luiz Lopes, disse que o Sindicato promove o evento para mostrar ao produtor rural possibilidades de agregar valor ao seu produto, contribuindo para melhorar a geração de renda da propriedade e mantê-lo no campo com dignidade.

O coordenador do SENAR, em Santa Fé do Sul, Emerson Ronaldo Assi ressalta que juntamente com os fóruns, há vários cursos de formação profissional e promoção social promovidos pelo indicato Rural e SENAR com a finalidade de capacitar e orientar os produtores e trabalhadores rurais na perspectiva de qualificarem a mão de obram, para aderirem a novas técnicas de manejo o que consequentemente vai refletir para o aumento de sua produção



A Palestrante foi a professora Maria Aparecida Franzini que abordou a agregação de valor dos produtos do agronegócio e através do bate papo com os produtores rurais, verificou-se as necessidades e demandas locais. Para a palestrante é preciso conhecer o que o consumidor quer, porque é necessário saber transformá-los na hora de comercializar atraindo o interesse do consumidor.

O fórum do Campo ao Consumidor pode mostrar ao produtor de frutas e verduras, por exemplo, que o produto in natura deve ser transformado aplicando o conceito de agregar valor e orientá-los sobre outras alternativas de comercialização do produto principal. O produtor precisa conhecer quais os caminhos da viabilização do comercio, e saber o que é preciso fazer para tornar isso possível, destacou a professora.

“Para Franzini a realização do Fórum foi importante porque muitas dúvidas são esclarecidas sobre como comercializar a produção, e descobrir novos canais de venda”.

Maria Aparecida Franzini é Professora , Pedagoga , Pós-Graduação Latu Sensu MBA em Gestão Empresarial - Value Based Management pela Escola de Pós - Graduação em Economia da Fundação Getúlio Vargas (2000) . Diversos cursos de extensão e especialização pela FIA, FGV, ESPN, Amana Key, Harvard Ead, dentre outras. Professora na Kroton Anhanguera de Bauru e de Cursos para Concursos da Caixa Federal e Banco do Brasil no Curso Preparatório para Concursos Professor Ferraz em Bauru. Instrutora do Senar, atualmente no Programa Feira Produtor Rural.