17/07/2015 07h44 - Atualizado em 17/07/2015 07h44

Santa Fé do Sul / Sindicato Rural e SENAR realizam cursos gratuitos

Análise de Solo, Processamento de Milho e Sangria da Seringueira

 O SENAR – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural através do Sindicato Rural está realizando o curso de Sangria da Seringueira onde os trabalhadores rurais inscritos aprendem qual é a etiologia da planta, de onde ela é originária, quais são as regiões propícias para a produção do látex no Brasil e, depois de tudo isso, é hora de colocar a mão na massa e aprender as práticas necessárias para ser um bom sangrador de seringueira.

Durante o curso que começou ontem na sede do Sindicato Rural de Santa Fé do Sul a pessoa sai do curso com toda a técnica para fazer a sangria. O participante irá aprender toda a técnica adequada para se proteger e proteger o meio ambiente, e ainda ter uma boa produção.

O sangrador precisa ser capacitado. Atualmente, o salário desse profissional pode chegar a R$ 3 mil, dependendo do contrato que tiver com o empregador. Uma das qualidades para ser um bom profissional da área é o jeito, a posição correta para retirada do látex - nada de força, dizem os técnicos da área.

 

Cursos realizados

O SENAR também concluiu outros cursos nos últimos dias: Olericultura Básica – Amostragem do Solo que contou com 15 inscritos onde os participantes colheram amostras de solo que foram encaminhados para Campinas para análise e estão aguardando o resultado para o início de agosto. A instrutora do Curso foi a Engenheira Agrônoma Mariley de Castro Almeida.

Vinte trabalhadores rurais também realizaram gratuitamente o curso de Processamento Artesanal de Milho em parceria do SENAR, Sindicato Rural de Santa Fé do Sul e a Prefeitura de Três Fronteiras.

Dentre o conteúdo do curso, os participantes aprenderam a fazer o bolinho de bagaço de milho, bolo de milho verde, curau, pamonha e sorvete de milho verde. O curso foi ministrado pelo senhor Antonio Fernando Bortoloto.