26/04/2018 17h58 - Atualizado em 26/04/2018 17h58

Santa Fé do Sul / Sobe para 10 o número de casos da Gripe H1N1

Estagiários da Unifunec recebem instruções para reforçar equipes de orientações de prevenção.

De segunda-feira (23) até esta quinta-feira (26) já subiu de quatro para dez o número de casos confirmados da gripe causada pelo influenza h1n1 em Santa Fé do Sul. A secretaria de Saúde já contabiliza 20 notificações com sete casos negativos e 3 aguardando resultados dos exames.

Segundo a enfermeira do setor epidemiológico da Secretaria da Saúde, Valéria Campoi “o aumento se deu em ambientes comuns nos primeiros casos da doença, ou seja, filhos transmitiram para pais ou irmãos e vice versas, e alguns novos casos em ambientes diferentes. Foram mais comuns o aparecimento em crianças em algumas escolas da rede municipal e também em escolas particulares”.

No início da semana o Clias – Clínica de Atenção a Saúde recebeu uma grande procura por atendimento de pediatra e gerou reclamação de algumas mães alegando falta de atendimento. A Secretaria justificou que naquela Unidade, o atendimento é feito através de agendamento e por conta dos casos de gripe e o início da campanha de vacinação nacional houve muita procura, mas com a divulgação do calendário das etapas da vacinação o fluxo já diminui e o atendimento está se normalizando”. A vacinação da campanha da Gripe para crianças começa no dia 2, quarta-feira.

A recomendação da Secretaria da Saúde para a população é que se evite frequentar locais fechados com aglomeração de pessoas, fazer boa alimentação, manter boa higiene das mãos e evitar contato físico com pessoas resfriadas.

A UPA de Santa Fé do Sul também registrou aumento no atendimento e usuários que buscam atendimento na unidade passam por investigação e recebem orientação dos profissionais médicos e enfermeiros. Os casos confirmados são encaminhados para a Santa Casa quando necessário e outros orientados a consulta de especialista e ministração de medicamentos apropriados para o combate ao h1n1. Segundo os atendentes da UPA a maioria dos casos registrados na unidade não se confirmaram gripe causada pelo Influenza, apenas resfriados comuns.

Prevenção

Nesta quinta-feira os alunos dos cursos de Enfermagem, Fisioterapia e Nutrição da Unifunec que fazem estágio nas unidades de Saúde de Saúde, incluindo a Santa Casa receberam noções e orientações de como lidar com a população nos cuidados com a Gripe Influenza H1N1 e outro vírus.

A Palestra foi proferida pela médica infectologista Lauren Zogbi Pereira de Paula. A médica trouxe informações que no Brasil já são 381 notificações pela influenza, e 41 óbitos registrados. O estado de São Paulo já registrou 14 mortes. A Palestra aconteceu na sede NAS - Núcleo de Assistência à Saúde.

Calendário de Vacinação

A partir do dia 2 de maio a vacina estará disponível para crianças de 6 meses até 4 anos 11 meses e 29 dias, gestantes; puérperas - mulheres que deram à luz nos últimos 45 dias.

A partir de 9 de maio serão vacinados portadores de doenças crônicas, como diabetes, hipertensão arterial, asma entre outros; pessoas obesas com IMC acima de 30 kg/m² e professores da rede pública e particular.

As crianças só serão vacinadas nas salas de vacinas: CLIAS (Rua:08, nº 440), ESF 13 de Maio (Rua: 7 de setembro, nº 792), ESF Bela Vista (Rua: 33, nº 635).