22/10/2015 17h35 - Atualizado em 22/10/2015 17h52

Santa Fé do Sul / Sociedade reage e JBS não deve fechar friorífico

Funcionários demitidos estão sendo convocados para comparecer na empresa nesta sexta feira (23)

O que parecia ser algo irreversível para estar mudando de rumo, está para acontecer, e a empresa JBS que arrendou desde 2014 o Frigorífico de Santa Fé do Sul, antigo Tatuibi e Rodopa não deverá encerrar suas atividades conforme se previa.

Desde a semana passada o JBS iniciou o processo de demissão de 170 funcionários do setor de abates e estaria sendo anunciado que os funcionários do setor de desossa, cerca de 450, também seriam demitidos a partir desta semana, conforme registrado nas matérias anteriores do Informamais, que esteve na empresa por várias vezes tentando obter informações dos responsáveis do frigorifico instalado no município de Santa Fé do Sul, mas ninguém falava sobre o futuro da empresa.

A repercussão negativa das demissões e da propalada notícia do possível fechamento da empresa mobilizou setores da sociedade civil, políticos e dos empregados. Na sexta feira (16) um grupo de vereadores tentou ouvir os diretores e somente foram recebidos na terça feira (21) onde foi informado que o frigorifico também iria parar com o setor de desossa e que a partir de novembro não haveria mais abate e nem desossa, sugerindo então o seu fechamento. Acompanhados do Prefeito Armando Rossafa Garcia, os vereadores Ortêncio Ramos, Alcir Zaina e Fabio Vicenzi ouviram como justificativa para as demissões a falta de bois no mercado, para o abate.

As reações foram diversas, para tentar impedir o fechamento da Unidade do JBS de Santa Fé do Sul, como entrevistas radiofônicas, reuniões e contatos com políticos em Brasília e na Assembleia Legislativa de São Paulo e na tarde de quarta feira (21) uma reunião na sede da Associação Comercial engrossou o discurso para que os diretores pudessem recuar e manter a empresa em funcionamento, impedindo assim um prejuízo enorme para o município e principalmente para os 650 funcionários que corriam o risco de ficarem desempregados. O reflexo do fechamento do JBS também refletiria nas arrecadações municipais e o comercio seria um dos maiores prejudicados.

Durante todo o dia de hoje (22), foram feitas várias tentativas de dialogar com os principais diretores do JBS e somente no final desta tarde chegou a informação de que a empresa estará mantendo o abate e também a desossa e assim o funcionamento total seria restabelecido.

Ninguém da empresa falou com a imprensa, mas assessores do prefeito Armando Rossafa, do deputado Itamar Borges deram a notícia de que a partir desta sexta feira (23) os funcionários que já haviam sido comunicados da demissão foram convocados para estarem na empresa a partir das 5h00m. Caso se confirme as noticias da tarde de hoje, significa dizer que a União de todos os setores da comunidade santafessulense valeu a pena, porque mesmo não anunciando de forma oficial o fechamento do frigorifico os diretores já informaram que retomaram as atividades e manterão os empregos na maior empresa de Santa Fé do Sul.

O Informamais vai aguardar a manifestação oficial dos diretores do JBS sobre as decisões e o futuro da empresa.