18/05/2019 13h43 - Atualizado em 18/05/2019 13h43

Santa Fé do Sul / Sonia Ambar do Amaral recebe Prêmio de Inovação Aquícola durante Aquishow

Iniciativa premiou pesquisadores que contribuem com a melhora da cadeia produtiva de pescado em todo o Brasil.

Sonia Ambar do Amaral da empresa Grupo Ambar Amaral de Santa Fé do Sul foi a vice-campeã do Prêmio Inovação Aquícola 2019 na categoria Produto Final. Ela foi homenageada no último dia 15 de maio, durante a cerimonia de premiação no Aquishow Brasil.

O Prêmio foi instituído pela primeira vez este ano com o objetivo de reconhecer e agraciar as principais iniciativas que contribuíram para o desenvolvimento da cadeia produtiva aquícola no País a cada ano e foi um marco no reconhecimento do esforço de todos que contribuem para o melhoramento da nossa cadeia produtiva de pescado.

A inovação foi realizada pela Aquaculture Brasil, Sea Food e a organização do Aquishow Brasil. Os finalistas receberam um total de 8.567 votos pela internet.

Na construção da proposta do Prêmio, “Uma experiência de aproveitamento integral do pescado”, Sonia Ambar mencionou entre outras coisas a história da empresa que representa e, principalmente uma de suas características que é a inovação constante. “Para nós Inovar significa fazer diferente, criar, sonhar, desenvolver algo que não exista ou simplesmente redesenhar algo existente, de forma a reacender o mercado”, diz a empresária.

O titulo de vice campeã premiou aos produtos criados dentro da empresa como o único no mercado, a PURURUCA de Tilápia, inédito no mundo e a primeira empresa a industrializa lá e também a todo o seu portfólio de produtos como a Tilápia à parmegiana e Tilápia 4 queijos, Bolinho de Tilápia Bolinho de Tilápia Recheado Tilápia com Provolone Kibe de Tilápia /Kibe de Tilápia recheado Trouxinha com Tilápia Linha gourmet: Gourjoun de Tilápia Recheada Crock de Filé de Tilápia cremosa Hambúrguer de Tilápia Brazilian Fish Linha Fit: Tilápia à moda Fit Strogonoff de Tilápia Fit executivo Escondidinho de tilápia com cabotia( Fit) Escondidinho de tilápia com batata doce (Fit) Gourjoun de tilápia Pururuca de tilápia Linha institucional: CMS de Tilápia Brazilian Fish Carne moída de Tilápia Brazilian Fish Almôndegas de Tilápia ao molho empanadas Brazilian Fish Filézinhos de Tilápia empanados Brazilian Fish Kibe Recheado com Queijo Brazilian Fish.

“Acreditamos que a chave de tudo é ter a consciência de que sempre existem coisas a serem melhoradas de maneira que atinjamos a excelência”, diz Sonia Ambar do Amaral.

Confira os vencedores de cada categoria:

– Categoria Beneficiamento

1º lugar: Manejo pré-abate humanizado: técnicas de recepção e espera racionais e insensibilização pré-abate através de eletronarcose

Autora: Sheyla Vargas Baldi, da empresa Agertek

2º lugar: Disrupção na indústria de pescado

Autor: Ricardo Carriero, da empresa Lago Pesca

– Categoria Políticas Institucionais

1º lugar: Introdução e desenvolvimento da criação do camarão marinho, Litopenaeus vannamei, realizada por agricultores familiares do semiárido pernambucano

Autor: Gilvan Pais de Lira Júnior, do Instituto Agronômico de Pernambuco – IPA

2º lugar: O papel da instituição de pesquisa na efetivação de política pública aplicada à inclusão do pescado na alimentação escolar

Autoras: Erika Fabiane Furlan e Rúbia Yuri Tomita, do Instituto de Pesca de São Paulo

3º lugar: Aquisys v.1.3 – sistema informatizado de apoio às boas práticas de manejo e gestão ambiental da aquicultura

Autora: Maria Conceição Peres Young Pessoa, da Embrapa Meio Ambiente

– Categoria Produto Final

1º lugar: Biscoito de pescado: um “case” de produto saudável com alto valor agregado

Autora: Cristiane Rodrigues Pinheiro Neiva, do Instituto de Pesca de São Paulo

2º lugar: Uma experiência de aproveitamento integral do pescado

Autor: Sonia Ambar do Amaral, do Grupo Ambar Amaral

3º lugar: Projeto TILAPONA

Autor: Lourival Francelino Miguel Junior, do Walmart Brasil

– Categoria Academia

1º lugar: Produção de camarão marinho em águas interiores

Autor: Fábio Rosa Sussel, do Instituto de Pesca de São Paulo

2º lugar: Desenvolvimento e validação de uma vacina bivalente contra dois sorotipos de Streptococcus agalactiae em tilápias do nilo (Oreochromis niloticus)

Autor: Ulisses de Padua Pereira, da Universidade Estadual de Londrina

3º lugar: Fisiologia reprodutiva do pirarucu Arapaima gigas e desenvolvimento de ferramentas para o manejo de reprodutores

Autor: Lucas Simon Torati, da Embrapa Pesca e Aquicultura

– Categoria Produção

1º lugar: Ostras da Amazônia – negócios sustentáveis

Autora: Ana Conceição Abreu de Sousa, do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Estado do Pará – Sebrae/PA

2º lugar: Sistema de produção intensiva de tilápia utilizando tanques-redes articulados de grande volume – TRGV Fisher®

Autor: Hélio de Sousa Barbosa, da empresa Fisher Piscicultura Água Vermelha Ltda.

3º lugar: Controle biológico de alevinos indesejados de tilápia por meio do peixamento com dourado em viveiros de engorda de tilápia

Autores: Simão Brun, Nestor Braun, Diogo Yamashiro e Marco Aurélio Rotta, do Projeto Pacu e da Copacol;

4º lugar: Fermentaqua: uma revolução na indústria de alimentos aquáticos com leveduras, bactérias, probióticos e enzimas “produzidos na fazenda”

Autor: Sergio Zimmermann, da empresa Zimmermann Aqua Solutions/Instafloc

Agradecimento especial às empresas MSD e Phibro pelo apoio financeiro à realização do evento, como também à Secretaria de Aquicultura e Pesca do MAPA, em nome do Secretário Jorge Seif Júnior, grande incentivador deste prêmio.

(com Aquaculture Brasil)