11/09/2019 08h05 - Atualizado em 11/09/2019 08h05

Santa Fé do Sul / Suicídio levou a morte de seis pessoas até 09 de setembro de 2019

Levantamento feito junto a 4ª CIA da Polícia Militar identificou 50 suicídios tentados e seis consumados em 10 municípios.
Embora os números mundiais continuem alarmantes, a taxa de suicídio per capita está caindo, informou a OMS nesta segunda-feira (9). Cerca de 800 mil pessoas acabam com suas vidas todos os anos no mundo, o que equivale a uma morte a cada 40 segundos.
 
Santa Fé do Sul
Segundo levantamento feito junto a 4ª CIA. de Polícia Militar, até a última segunda-feira (09) foram registrados 56 ocorrências não criminais de suicídio consumado (06) e suicídio tentado (50). O levantamento aponta as ocorrências em 10 municípios que está sob o comando da CIA da PM sediada em Santa Fé do Sul desde janeiro de 2019, o que dá uma média de 6,22 ocorrências por mês.
 
Santa Fé do Sul registrou neste período 39 ocorrências, sendo que desse total, 06 resultaram em mortes e em 33 casos de suicídio tentado, as vítimas receberam socorro médico evitando mortes. Foram em média 4,33 ocorrências de suicídio por mês no levantamento feito até o dia 09 de setembro.
 
Seis mortes em 9 meses.
No último registro de suicídio consumado, na segunda feira (09), uma mulher de 59 anos foi encontrada pelo marido dentro da própria residência com um fio amarrado ao pescoço. A mulher que morava na Alameda Rio Tocantins, foi socorrida pelo Corpo de Bombeiro e deu entrada na UPA as 19h36m, mas não resistiu e veio a óbito. O primeiro caso de suicídio consumado foi em 29 de janeiro na Rua Campo Grande. Os outros casos de morte por suicídio foram registrados nos meses de março, abril, julho e agosto, um caso em cada mês.
 
Em 2018, na cidade de Santa Fé do Sul os casos envolvendo vítimas de suicídio ou suicídio tentado atingiram a marca de 36 ocorrências deste o dia 1º de janeiro de 2018 até 31 de agosto, o que resultou em uma media de 4,5 casos por mês e em alguns meses, mais de um caso por semana.

Levantamento mensal
Abril e agosto foram os meses com mais ocorrências registradas, 8 em cada mês. Maio foram registrados 06 casos, junho e julho 04 casos a cada 30 dias, fevereiro (03), janeiro e maio 02 e até agora em setembro duas (02) ocorrências nos dias 07 e 09. O levantamento feito junto a 4 CIA da PM de Santa Fé do Sul não idenfica a idade nem o sexo das vítimas.
 
Região
Não há registros desta natureza de ocorrência não criminal nas cidades de Santana da Ponte Pensa, Santa Albertina e Marinópolis. Nos demais municípios os casos de suicídio tentado em em Aparecida d'Oeste foram 06, Nova Canaã Paulista 01, Rubinéia 03, Santa Rita d'Oeste 03, Três Fronteiras 03 e Santa Clara 01. Nenhuma das vítimas resultou em morte nestas cidades.
 
Mundo
Em um relatório publicado um dia antes do Dia Mundial da Prevenção ao Suicídio (09 de setembro), a Organização Mundial da Saúde (OMS) explica que, entre 2010 e 2016, a taxa global caiu 9,8%, com quedas que vão de 19,6% na região do Pacífico Ocidental a 4,2% na região do Sudeste Asiático.Cerca de 800 mil pessoas morrem por suicídio todos os anos. Para cada suicídio, há muito mais pessoas que tentam o suicídio a cada ano. A tentativa prévia é o fator de risco mais importante para o suicídio na população em geral.
O suicídio é a segunda principal causa de morte entre jovens com idade entre 15 e 29 anos. 79% dos suicídios no mundo ocorrem em países de baixa e média renda.

Brasil
A taxa de suicídios a cada 100 mil habitantes aumentou 7% no Brasil, ao contrário do índice mundial, que caiu 9,8%, alerta a Organização Mundial da Saúde (OMS). Os dados comparam as mortes autoprovocadas registradas pela organização em 2010 e em 2016 em diversos países do mundo. No Brasil, em 2016, a OMS contabilizou 6,1 suicídios a cada 100 mil habitantes. Já em 2010, foram registrados 5,7 suicídios a cada 100 mil habitantes no país.No Brasil, foram registrados 13.467 casos, a grande maioria (10.203) entre homens, segundo a entidade.
 
Faixa etária
No geral, pouco mais da metade das pessoas que cometem suicídio têm menos de 45 anos. Entre a faixa etária de 15 a 24 anos, o suicídio é a segunda principal causa de morte, depois dos traumas causados por acidentes rodoviários.
 
Causas
Ingestão de pesticidas, enforcamento e armas de fogo estão entre os métodos mais comuns de suicídio em nível global. Suicídios são evitáveis. Há uma série de medidas que podem ser tomadas junto à população, subpopulação e em níveis individuais para prevenir o suicídio e suas tentativas, incluindo:
 
Prevenções e Controle
Redução de acesso aos meios utilizados (por exemplo, pesticidas, armas de fogo e certas medicações);
Cobertura responsável pelos meios de comunicação;
Introdução de políticas para reduzir o uso nocivo do álcool;
Identificação precoce, tratamento e cuidados de pessoas com transtornos mentais ou por uso de substâncias, dores crônicas e estresse emocional agudo;
Formação de trabalhadores não especializados em avaliação e gerenciamento de comportamentos suicidas;
Acompanhamento de pessoas que tentaram suicídio e prestação de apoio comunitário.
 
Ajuda
No Brasil, o CVV – Centro de Valorização da Vida realiza apoio emocional e prevenção do suicídio, atendendo voluntária e gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo, por telefone (basta discar 188), email e chat 24 horas todos os dias