29/01/2019 07h46 - Atualizado em 29/01/2019 07h48

Santa Fé do Sul / Tem início as reformas da Escola Estadual Professor "Itael de Mattos"

Construção de elevador, rampas de acessos, cobertura do ginásio de esportes, pinturas adequações de banheiros estão no plano de trabalho.

A Escola Estadual Professor “Itael de Mattos” já está em reformas para contemplar principalmente a acessibilidade de alunos e toda a comunidade. O Governo do Estado de São Paulo autorizou o início das obras desde o dia 16 de janeiro e o prazo de término é 16 de agosto de 2019, duzentos e dez dias, e a primeira frente de trabalho se deu nas reformas do telhado do bloco principal da Rua 8. Inicialmente a obra estava avaliada em R$1,2 milhão. A construtora contratada é de São José do Rio Preto. Os recursos são do Governo do Estado de São Paulo, atravé do FDE - Fundo do Desenvolvimente da Educação.

Ao informamais, o diretor da escola, Francisco Penha Delsin disse que estão incluídos no plano de trabalho a revisão da cobertura no Bloco Principal da Rua 8, revisão elétrica predial, construção de elevador, reforma geral dos sanitários masculino e feminino com adequações de acessibilidade, adequação do piso de acesso do refeitório e ao ginásio de esportes, substituição da cobertura do ginásio de esportes e adequação de seus vestiários com acessibilidade e pintura das áreas.

O Diretor ressaltou “que essa conquista é da cidade de Santa Fé do Sul e que a obra dará acessibilidade não só dos alunos como também de toda a comunidade, já que a Escola é uma das maiores zonas eleitorais da cidade e portanto recebe uma grande quantidade de eleitores, e por ser uma das mais antigas seções eleitorais, recebe eleitores de idade avançada e alguns com mobilidade reduzida, dificultando o acesso destes durante a votação, pois a escola possui vários “lances” de escadas, e essas obras também atenderá um pedido da justiça eleitoral da Comarca”.

Delsin também enalteceu a obra, cuja sua maior importância será o atendimento dos alunos matriculados e que possuem mobilidade reduzida como cadeirantes e outros portadores de necessidades especiais que passarão a ter acessos a todos os espaços durante sua permanência na unidade escolar.

A Escola Estadual Professor “Itael de Mattos” é a única de ensino médio na cidade atendendo 950 alunos, incluindo a Educação de Jovens e Adultos – EJA e em torno de 600 alunos do Curso de Línguas – CEL e o PEF – Programa Escola da Família que funciona nos finais de semana.

O diretor da escola também explicou que o uso do Elevador, que faz parte da obra, será de uso restrito de alunos com necessidades especiais, professores e pais de alunos com mobilidade reduzida, portando não será de uso comum dos demais alunos que frequentam a escola. O elevador facilitará o acesso dos alunos aos laboratórios de ciência, física e química e também as salas de aulas no primeiro e segundo andar. “Estas reformas e adequações da escola com certeza terão reflexos positivos na aprendizagem de todos os alunos”, disse o diretor do EEPIM.

Volta as aulas 2019

A EEPIM retornará as aulas na próxima sexta-feira, 1 de fevereiro, e estará de portas abertas para recepcionar os alunos e os pais que poderão conhecer as dependências da Escola, a equipe de professores, coordenadores e demais funcionários que estarão o ano todo atendendo os alunos com a expectativa que durante o ano de 2019, os objetivos traçados sejam alcançados, principalmente a aprendizagem dos alunos, para que os índices educacionais sejam alcançados.

O diretor também pediu a colaboração de todos no período das obras, pois certamente irão causar alguns transtornos e será preciso a compreensão e colaboração dos alunos que terão que conviver com alguns improvisos para que as reformas aconteçam para a melhoria do ambiente escolar e o aprendizado do aluno.