26/01/2015 15h43 - Atualizado em 26/01/2015 15h43

Santa Fé do Sul / UPA registra 125 casos suspeitos de Dengue

Secretaria de Saúde afirma que em Santa Fé do Sul são apenas quatro casos confirmados

Nos primeiros vinte e cinco dias de 2015 a UPA de Santa Fé do Sul diagnosticou 125 casos suspeitos de Dengue. A informação está em um relatório que aponta as causas das internações no setor de urgência e emergências.

Segundo a direção técnica da UPA não se pode atribuir essas suspeitas ao município de Santa Fé do Sul porque a Unidade é regional e atende os seis municípios da comarca: Santa Fé do Sul, Santa Rita D’Oeste, Santa Clara D’Oeste, Três Fronteiras, Rubineia e Nova Canaã Paulista. Além dos turistas de várias partes do Brasil que visita a cidade.

O relatório apresentado não mostra a quantidade de casos suspeitos por município. Recentemente foi detectado um surto no Distrito de Esmeralda no Município de Rubineia, extra oficialmente cerca de vinte casos da doença.

Segundo o Coordenado de Controle de Vetores de Santa Fé do Sul, Claudinei dos Santos oficialmente a cidade tem quatro casos confirmados sendo três importados e um autóctone (de Santa Fé do Sul). Em média são feitas cinco notificações dos suspeitos que fazem o exame de identificação da suspeita e aguardam os resultados do Instituto “Adolfo Lutz”.

Acima das suspeitas de Dengue, os casos de diarreia e gastroenterite foram os diagnósticos mais comuns com 156 pacientes internados na UPA, provavelmente causados pelo forte calor dos últimos dias.

Atendimentos

Até agora, a UPA 24 Horas de Santa Fé do Sul já realizou 3.665 atendimentos no primeiro mês do ano, o que dá uma média de 146 atendimentos diários.

Santa Fé do Sul com 2.345 pacientes foi a cidade que mais recebeu atendimentos na Unidade. Na Comarca a estatística mostra o seguinte: Rubineia com 322, Santa Clara D’Oeste com 115, Santa Rita D’Oeste 118, Três Fronteiras 265 e Nova Canaã Paulista com 97 pacientes.

Dentre os turistas, 74 pacientes foram de São Paulo, Capital, que receberam atendimento na UPA Regional.