17/02/2016 18h31 - Atualizado em 17/02/2016 18h34

Santa Fé do Sul / Vereador Ortêncio pede sinalização de trânsito próximo das escolas

Falta de faixa de pedestre e sinalização vertical preocupam pais e alunos, além dos diretores de escolas

A preocupação como trânsito e a segurança dos alunos nas saídas e entradas dos períodos de aulas foi tema de um acalorado debate na última sessão da Câmara de Santa Fé do Sul, no dia 10 de fevereiro. A discussão foi motivada pelo requerimento do presidente da Casa o vereador Ortencio Vieira Ramos Sobrinho (PT) que cobra do Prefeito Armando Rossafa Garcia (PSDB) e da Senhora Eloisa Regina Alves Brito, Chefe do COMUTRAN – Conselho Municipal de Trânsito, porque não foi realizada a pintura de faixas de pedestres defronte as creches e escolas municipais e quando a administração pretende iniciar tais medidas de segurança.

Para o autor do requerimento a sinalização adequada deve abranger tanto a horizontal como a vertical e indicar a passagem de pedestres nas vias onde estão localizados os portões de acesso às creches e escolas municipais. Segundo Ortencio “esta é reivindicação é da própria direção da escola, além dos pais dos alunos, preocupados com a segurança dos estudantes durante os períodos de aula”.

Essas faixas evitaria colocar em risco a vida dos estudantes e se torna necessária a implantação urgente de sinalização de solo, tanto vertical (faixa de pedestres) como horizontal (placas de sinalização) para passagem de pedestre defronte aos portões de entrada e de saída das creches e escolas, pois a sinalização adequada adverte os motoristas para a redução da velocidade na faixa de pedestre e em área escolar, reduzindo os riscos de atropelamentos, entende o presidente da Câmara.

Ortencio Ramos cita no seu requerimento que as benfeitorias requeridas haviam sido iniciadas pelo setor competente do município, no entanto foram paralisadas, sendo assim faz- se necessários os questionamentos, a fim de esclarecer a população sobre os motivos que culminaram na paralisação da pintura das faixas em todas as instituições de ensino do município. É preciso realizar tais sinalizações que irão assegurar os interesses de nossos munícipes e faz-se necessário, como medida preventiva, a fim de evitar maiores transtornos.

O requerimento também foi assinado por todos os vereadores que engrossaram o coro do descontentamento da prefeitura que não vem atendendo as reivindicações dos vereadores nesse sentido, e incluíram também o não atendimento de implantação de quebra-molas em algumas ruas da cidade, a pedido de moradores.


Na mesma sessão o petista fez uma indicação ao senhor Prefeito Municipal Armando Rossafa Garcia, junto ao COMUTRAN – Conselho Municipal de Trânsito, no sentido de realizar estudos visando pintar faixa de Pedestres na Avenida "Conselheiro Antonio Prado" defronte ao Supermercado Guirao. Para Ortencio os clientes daquele estabelecimento precisam atravessar a avenida até o estacionamento,que fica na via sentido bairro centro, ou vice versa, e são constantes os perigos de acidentes com peddestre, excepcionalmente com os clientes que tem de atravessar aquela via para levar suas compras aos seus veículos. A prefeitura terminou a obra de revitalização naquele trecho da Avenida, mas não implantou as faixas de pedestres.