29/02/2016 13h36 - Atualizado em 29/02/2016 13h36

Santa Fé do Sul / Vereador Sabão vai defender na Tribuna da Câmara jornada de 30 hs para Enfermagem

Requerimento será apresentado no dia 8 em sessão ordinária da Câmra Municipal

O vereador Fábio dos Reis Vicenzi – Sabão, vau usar a tribuna da Câmara no dia 8 de março, durante sessão ordinária, para defender a legalização das 30 horas semanais para os profissionais de Enfermagem.

Nas redes sociais, o vereador do PSDB, comentou que ha algum tempo vem conversando com o secretário municipal de saúde, Carlos Rogério Garcia sobre a implantação da carga horária de 30 horas semanais para a categoria. A proposta também deverá atingir os Técnicos e Auxiliares em Enfermagem.

Sabão confirmou a inclusão do requerimento no expediente do legislativo na semana que vem, mas ressalta que o requerimento apenas tem o poder de cobrar tal benefício, não possuindo valor jurídico de obrigação. "Dentro das minhas possibilidades, como vereador estou há algum tempo buscando esse benefício, porém ele só pode ser concretizado com a vontade e aval do executivo municipal, vamos aguardar o requerimento e consequentemente a resposta do executivo”, disse Sabão.

Em algumas cidades do estado de São Paulo a luta pelas 30 horas vem desde 1955 e a redução da jornada é recomendação da Organização Mundial da Saúde, para evitar a sobrecarga de trabalho e, consequentemente, o estresse físico e emocional dos profissionais. Estudos da OMS mostram que acima desta carga horária o trabalho se torna insalubre, colocando em risco a qualidade da assistência prestada, analisa o Coren – Conselho Regional de Enfermagem de São Paulo.