02/02/2019 12h19 - Atualizado em 02/02/2019 12h19

Santa Fé do Sul/ 4.500 alunos e 400 funcionários iniciam ano letivo municipal nesta segunda feira(4)

Secretário Municipal de Educação Carlos Garcia, confirma investimentos pedagógicos, uniformes escolares, merenda, material e transporte escolar.

Pouco mais de quatro mil e quinhentos alunos e quatrocentos profissionais da educação estarão iniciando o ano letivo de 2019, nas 19 unidades escolares espalhadas pelo município de Santa Fé do Sul, somente na rede municipal de educação que atende alunos em idades variadas, do berçário ao 9º ano do ensino fundamental.

O Secretário Municipal da Educação, Carlos Rogério Garcia disse ao site informamais, que toda equipe pedagógica das unidades escolares retornou os trabalhos durante esta semana, participando diversas reuniões preparatórias para o início do ano letivo de 2019 que acontecerá nesta segunda feira dia 4 de fevereiro.

O Secretaria e sua equipe administrativa reuniu os professores titulares para as atribuições de aulas e classes. Na quinta-feira (31) foram realizadas as oficinas pedagógicas por disciplinas com a colaboração da Unifunec, onde foram atualizados os conhecimentos para enfrentarem os desafios educacionais de 2019 e na sexta feira (1), o ambiente escolar de cada unidade foi preparado para receber os alunos e pais no primeiro dia de aula, nesta segunda feira dia 4 de fevereiro.

Estrutura  

Segundo Carlinho, estão matriculados na rede municipal 4.500 alunos, número que poderá alterar por ocasião das transferências de novos alunos que estão chegando e alguns que se mudaram da cidade. O fluxo é maior para novos alunos que estão chegando no município.

Creches

A Secretaria Municipal de Educação – SME está preparando duas novas unidades de creches, uma no Jardim Europa e outra no Bairro Beira Rio, na antiga escola do Anglo, que devem ficar prontas no decorrer do ano.

Atualmente o município oferece 2.100 vagas no ensino infantil, que engloba Pré 1 e Pré 2, destes, mil alunos são crianças em idade de creche, ou seja, até quatro anos de idade incompletos. A fila de espera é atualmente de 470 crianças que estão aguardando vagas. As novas creches devem zerar esta fila em 2019.

Unidades Escolares

O Município possui atualmente oito escolas de ensino fundamental, atendendo alunos de 1º ao 9º ano e onze escolas em funcionamento de ensino infantil, que atendem alunos do Pré 1, Pré 2, e principalmente creches espalhadas em várias regiões da cidade.

Recursos Humanos.

Carlos Garcia informou que entre funcionários administrativos e professores, coordenadores e diretores, a SME conta com cerca de 400 funcionários. Atualmente são mais de 200 educadores, incluindo os profissionais concursados prefeitura, e temporários contratados através de processo seletivo que participarão da atribuição de aulas eventuais na próxima semana.

A rede municipal também possui monitores para cada oficina específica como dança, capoeira e outros, e já foi autorizado pelo prefeito Ademir Maschio a participação dos professores de apoio que estarão atuando nas aulas de reforço escolar para melhorar o desempenho de alguns alunos que possam apresentar dificuldades de aprendizagem e que serão realizadas no contraturno escolar.

Transporte escolar

Na entrevista, Carlinho informou que a SME oferece transporte de alunos através de veículos próprios, atendendo a área urbana e um serviço terceirizado que auxilia nesse transporte, inclusive para os alunos da zona rural. “Todos os alunos que necessitam do transporte são atendidos obedecendo as leis vigentes de acesso à escola”, disse o secretário.

Os alunos com necessidades especiais também são atendidos com veículos adaptados para garantir a acesso à educação.

Merenda Escolar.

Cada unidade escolar tem sua cozinha própria que é mantida por um serviço terceirizado e segundo o secretário, o cardápio é oferecido com todos os requisitos necessários para atender todos os alunos. “O valor nutricional da merenda escolar de Santa Fé do Sul, atende todas as faixas etárias com variados cardápios”, garantiu Carlinhos.

Material Pedagógico

Os alunos da rede municipal de Santa Fé do Sul recebem material apostilado da FTD que auxilia também os professores, e neste ano será introduzido o livro didático que faz parte do programa do Governo Federal que servirá de apoio aos professore em sala de aula.

Faz parte do material pedagógico distribuídos para os alunos, o material da Língua Estrangeira, neste caso o Inglês. Os alunos ainda receberão um material de apoio escolar, com cadernos, régua, lápis, caneta, lápis de cor, e borracha, para ajudar as famílias que necessitam deste apoio. Este material será distribuído em breve após a conclusão do processo de licitação que já está em curso na Prefeitura, informa o secretário.

A Secretaria de Educação também tem um planejamento de investimento na capacitação intensiva e periódica dos professores.

Uniforme Escolar

Carlos Garcia confirmou que a Prefeitura estará distribuindo os uniformes escolares para o ano letivo de 2019, que será composto de camisetas (cavada e maga-curta) e shorts para alunos desde o berçário 1, até os alunos do 9º ano do ensino fundamental. A Licitação da contratação de empresa para confecção do uniforme escolar também já está em andamento e deve ser entregue aos alunos até o início de abril.

Mensagem do Secretário Municipal de educação Carlos Garcia.

“Desejo á todos os alunos um ótimo retorno às aulas, que todos tenham as suas expectativas atendidas pelo governo municipal através da Secretaria Municipal de Educação e que possam desenvolver os conhecimentos da aprendizagem escolar e junto com seus familiares, entendam a importância do ensino como um todo, tendo as escolas como um complemento da educação, e para os pais a mensagem que deixo é que estaremos dispostos a trabalhar em conjunto com as famílias, pois as responsabilidades dos pais e da escolas, são compartilhadas, cada um com seus deveres  e somente juntos poderemos direcionar nossos jovens para o caminho do bem, para um pleno desenvolvimento e, que tenhamos uma Santa Fé do Sul Cada Vez Melhor feito com as bases na Educação”.