24/06/2021 08h32 - Atualizado em 24/06/2021 08h32

Santa Fé do Sul 73 anos - Itamar Borges e Santa Fé, uma história de sucesso

Em entrevista a Revista Vitrine, Itamar Borges, prestou sua homenagem a cidade que faz aniversário nesta quinta-feira, 24 de junho.

Em entrevista exclusiva para a 30ª Edição da Revista Vitrine, Ilson Colombo, que circula em comemoração ao 73º Aniversário de Fundação de Santa Fé do Sul, o atual Secretário de Estado da Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Itamar Borges (Deputado Estadual licenciado do MDB) homenageou a sua cidade de natal e destacou os importantes avanços alcançados durante sua existencia e a sua contribuição como cidadão, homem público que ocupou o cargo de Vereador, Prefeito e Deputado Paulista. Leia.

Santa Fé do Sul chega aos 73 anos com um filho da terra no primeiro escalão do governo do Estado de São Paulo. Prefeito que revolucionou a cidade nos três mandatos em que esteve à frente do município, o deputado Itamar Borges é, desde o último dia 1º, secretário estadual de Agricultura e Abastecimento. Os laços com a terra natal são tão transcendentes que até o mês de sua nomeação como secretário coincidiu com o aniversário da terra natal.

 

Deputado estadual no terceiro mandato, agora licenciado do cargo para encarar o novo desafio no governo paulista, Itamar conseguiu superar os limites do município para se tornar uma liderança regional. Como secretário de Agricultura essa influência vai se expandir ainda mais, sempre levando o nome de Santa Fé do Sul. Um exemplo é reproduzir em todo Estado experiências exitosas, como o Consórcio Intermunicipal para o Desenvolvimento Sustentável da Piscicultura, que tornou Santa Fé e região um dos maiores produtores de peixe do país, gerando emprego e renda para a população. Itamar também carrega a bagagem que adquiriu como vereador, prefeito e deputado para dialogar com produtores rurais, conciliar o setor e fortalecer ainda mais o agro paulista, um dos mais desenvolvidos de todo o Brasil.

Foi com essa disposição para o diálogo, aliada à incansável capacidade de trabalho, que Itamar reposicionou Santa Fé no mapa de São Paulo e do Brasil, tornando-a referência de desenvolvimento social e humano, de qualidade de vida e lugar prazeroso para morar e visitar.

 

A transformação do município em Estância Turística em 2003 foi o ponto da virada, 0 marco da transformação da cidade no lugar desenvolvido que é hoje. Santa Fé passou a receber mais recursos e Itamar soube como aplicá-los com eficiência, o que fez dele um dos prefeitos mais premiados do país, sinônimo de competência política e administrativa. Entrou para a história o 1º lugar como Prefeito Empreendedor, concedido pelo Sebrae, em dois biênios consecutivos: 2005/2006 e 2007/2008.

Localizada numa região de natureza exuberante, a 15 km da nascente do Rio Paraná, Santa Fé também é um exemplo de preservação ambiental para todo o Estado, com políticas públicas que ganharam impulso nas gestões de Itamar e que deram a ele e à cidade, em 2008, o primeiro lugar no Programa Município Verde, ranking da Secretaria Estadual de Meio Ambiente com municípios de todo o Estado.

 

Enquanto Santa Fé se desenvolvia com sustentabilidade, Itamar continuava a acumular prêmios. Um dos mais importantes viria também em 2008, ano em que a cidade ganhou o título de “Melhor Educação Pública do Brasil”, concedido pelo Ministério da Educação, através da avaliação do IDEB – Índice de Desenvolvimento da Educação Básica no Brasil. O prêmio para um município distante das grandes metrópoles chamou a atenção de todos os grandes veículos de comunicação do Brasil para a cidade, que ganhou projeção nacional.

 Mesmo depois de ter deixando a prefeitura, Santa Fé continua sendo a fonte onde ele recarrega suas energias no contato frequente com amigos, familiares e eleitores em geral. No momento em que a cidade faz mais um aniversário, Itamar se orgulha de ter participado ativamente para que o município se transformasse em símbolo de progresso do interior paulista.