14/05/2019 05h46 - Atualizado em 14/05/2019 05h46

Santa Fé do Sul/ Aquishow Brasil começa nesta terça (14) com expectativa de R$15 milhões em negócios

128 empresas nacionais e multinacionais estarão presentes na Feira de Negócios da Aquicultura Nacional. Secretário Nacional da Pesca fará abertura.

A 10ª Edição do Aquishow Brasil de Santa Fé do Sul - Encontro de Negócios e Conhecimentos da Aquicultura Nacional que tem início nesta terça-feira (14) espera movimentar negócios da ordem de R$15 milhões até o dia 17 de maio no Complexo Turístico, Cultural e Histórico “Roberto Vale Rollemberg”. O local terá 3.100m2 de pavilhão coberto e climatizado.

Segundo o presidente da Associação de Piscicultores em Águas Paulistas e da União, Emerson Esteves neste ano estarão expondo no showroom da Feira,128 empresas do Brasil, além de multinacionais e mais sete empresas chilenas que são amparadas pelo Governo do Chile (Pró Chile) que apresentarão as tecnologias aplicadas no país na produção de peixes.

O evento irá debater vários assuntos durante os quatro e já conta com mais de mil inscritos para as palestras que acontecerão no Teatro Municipal, além de centenas de participantes nos minicursos que estão oferecidos na programação do Aquishow Brasil 2019. As novas Tecnologias a serem aplicas na aquicultura, diminuição de custos de produção, mercado interno e o aproveitamento do pescado como um todo serão os principais temas das palestras e minicursos.

Além de empresas de todo Brasil e do exterior, empresas de Santa Fé do Sul e Região também marcaram presença na exposição, uma das principais é o Grupo Ambar Amaral (Brazilian Fish), Pólo Clima Climatizadores, Gazeto Motores que fez parceria com a Suzuki, Global Peixes (produção de alevinos e peixes de engorda) e a Geneseas instalada na cidade de Aparecida do Taboado (MS).

Para o presidente da organização do Aquishow, “o panorama atual da piscicultura brasileira é ameno, e segundo Emerson esteves o setor não vivencia um bom momento nos últimos meses, apesar de ter se estabilizado após um ligeiro crescimento no consumo no período da quaresma, mas espera-se que a partir do segundo semestre haja uma reviravolta.

Quanto aos resultados do Aquishow Brasil 2019, Emerson disse estar muito feliz com o tamanho que o evento alcançou nos últimos dois anos com adesão de mais empresas e de público e que mesmo no momento de crise econômica que o país atravessa, a Peixe SP conseguiu ampliar a Feira, que está maior que 2018. Em 2018 o evento recebeu 103 expositores.

“A expetativa é muito boa e percebemos que o setor está disposto a trabalhar e crescer juntos e esperamos que tudo aconteça de uma maneira muito positiva para os produtores e empresários que vieram para a Feira e que a cidade e região de Santa Fé do Sul se consolidem cada vez mais na aquicultura Nacional”, completou Emerson Esteve que ao lado da secretaria administrativa da Peixe SP, Marilsa Fernandes organizam o evento desde 2018 e tão logo terminou a edição do ano passado investiram na organização do evento que se inicia nesta terça-feira (14).

Inovação

O Prêmio Inovação Aquícola 2019 é promovido pela feira Aquishow Brasil e pelas plataformas de mídia Aquaculture Brasil e Seafood Brasil, com objetivo de reconhecer iniciativas capazes de provocar uma transformação real e perene em toda a cadeia produtiva da aquicultura brasileira.

Produção de Tilápia no Brasil

A produção brasileira de tilápia cresceu 11,9% em 2018, em relação ao ano anterior, atingindo a marca de 400.280t, de acordo com o anuário da Peixe BR. Isso representa 55,4% da produção total de peixes do país. De acordo com o IBGE, atualmente são mais de 455 mil unidades de criação de organismos aquáticos no Brasil. O Sul detém 60% desses estabelecimentos, é a região com a maior quantidade com 273.015 estabelecimentos. O Brasil é o quarto maior produtor mundial de Tilápia com 400 mil toneladas/ano. Os maiores produtores mundiais são a China (1,86 milhão) e Indonésia (1,25 milhão)

Segundo a FAO, demanda global por proteína deve aumentar 16% até 2025, sendo que a meta é superar a produção de 100 milhões de toneladas de peixes nesse ano. Em 2018, esse número chegou a 84 milhões de toneladas. Só a tilápia foi responsável por 6 milhões de toneladas em 2018 e o Brasil representou 6,67% do total global. A expectativa para esse ano do país é de produzir 450 mil toneladas. (fonte: Aquaculture Brasil)

História do Aquishow

Em 2003 foi realizado o 1º Seminário Regional de Piscicultura e Negócios da Pesca, em Santa Fé do Sul, um projeto piloto de Desenvolvimento Sustentável da Cadeia Produtiva da Piscicultura da Região dos Grandes Lagos, em 2009 foi  criado o evento Aquishow que era realizado entre os meses de outubro e novembro em Santa Fé do Sul, com a organização da CATI - Secretária de Estado da Agricultura e o CIMDESP - Consórcio Intermunicipal de Piscicultura da Região de Santa Fé do Sul até 2017, e desde 2018 a Peixe SP assumiu a organização do evento e o transformou em Aquishow Brasil.

Aquishow Brasil 2019 - Programação de abertura

As 07h30 às 09h30 Credenciamento 

As 11h00m Cerimônia de abertura do evento com palestra proferida por Jorge Seif Júnior - Secretário de Aquicultura e Pesca/ MAPA  

Aquishow Brasil 2019

Data: 14 a 17 de maio
Local: Complexo Turístico, Cultural e Histórico “Roberto Vale Rollemberg na Av. Paulo Nunes, s/n, Santa Fé do Sul (SP)

Consulte a Programação

https://www.aquishowbrasil.com.br/#schedulesprogramacao