09/02/2017 10h44 - Atualizado em 09/02/2017 10h44

Santa Fé do Sul/ Comitiva pede apoio do CADE em Brasília para Frigorífico JBS reabrir

Faz uma semana que a unidade de Santa Fé foi fechada e 620 pessoas ficaram sem emprego

Dando andamento na questão do fechamento do Frigorífico JSB em Santa Fé do Sul, o deputado Itamar Borges esteve em Brasília nesta quarta-feira, 8 de fevereiro, reunido com o deputado federal, Fausto Pinato, e autoridades do município, no CADE (Conselho Administrativo de Defesa Econômica).

O prefeito de Santa Fé, Ademir Maschio, o presidente da Câmara Municipal, Marcelo Favaleça, o presidente da Associação Comercial, Norio Kobayashi, e representantes de Cachoeira Alta (GO), onde também foi fechada uma unidade do JBS, estiveram presentes.

Para o prefeito da Estância Turística de Santa Fé do Sul, Ademir Maschio a reunião foi excelente e esclarecedora, e que o CADE está disposto a negociar com o frigorífico JBS para que ele volte a reabrir a planta de Santa Fé do Sul. “O CADE nos explicou que tentou fazer acordos e houve sim flexibilidade por parte deles, e que foi o JBS que descumpriu todas as condições. Minha luta é para que o frigorífico volte a operar e que essas famílias tenham seus empregos de volta”, concluiu o prefeito.

Foi pedido apoio e a flexibilização do Conselho para a possível reabertura dos Frigoríficos, de Santa Fé e de Cachoeira Alta. O presidente do CADE, Gilvandro Vasconcelos, informou que já flexibilizou e que tudo que for apresentado será analisado com presteza. O Superintendente, o diretor jurídico e o responsável pelo processo também participaram.

O CADE também convocou a diretoria jurídica e administrativa do JBS para uma reunião amanhã (9), para tentar encontrar caminhos de flexibilizar ainda mais de acordo com que o JBS indica. Após essa reunião, o CADE se comprometeu a realizar um novo encontro com os representantes das duas cidades.

O deputado Federal Fausto Pinato (PP) disse que a intenção do grupo é lutar pela reabertura do Frigorífico JBS, em Santa Fé. Desde 2013, a empresa vem gerando emprego e movimentando a economia da cidade. “O nosso objetivo é aproximar os principais atores envolvidos no problema e encontrar a solução”, ponderou Pinato.

O deputado Estadual Carlão Pignatari também acompanhou o Prefeito Ademir Maschio na sede do JBS em São Paulo com o presidente da divisão de carnes da empresa de alimentos JBS, Renato Costa, para tratar do fechamento do Frigorifico. Carlão disse que “é o momento de mostrar força e união para que os empregos sejam restabelecidos para os trabalhadores da região de Santa Fé do Sul”. Ficaram desempregadas 620 pessoas.

O Presidente da Câmara Marcelo Favaleça (PSD), destacou que o CADE mostrou boa vontade em rever medidas adotadas quanto ao descumprimento de acordos firmados com o JBS sinalizando uma possibilidade de reabertura do frigorífico. “Este está sendo nosso objetivo, de conhecer a realidade dos fatos e buscar alternativas técnicas possíveis para que o frigorífico volta a funcionar e gerar empregos”, disse Favaleça.

(com assessoria dos deputados Itamar Borges, Fausto Pinato e Prefeitura de Santa Fé do Sul)