05/04/2017 16h59 - Atualizado em 05/04/2017 16h59

Santa Fé do Sul/ Conferência Regional de Saúde da Mulher no Campus II da FUNEC.

Delegada de Polícia fez palestra durante a abertura abordando os crimes cometidos contra a mulher.

A abertura do evento contou com a participação da doutora Mariana Alves Machado Nascimento, Delegada de Polícia Titular da Delegacia de Defesa da Mulher de Santa Fé do Sul que falou dos vários crimes cometidos contra a Mulher no âmbito doméstico e até mesmo no ambiente de trabalho.

A violência sexual foi um capítulo especial na fala da delegada que também fez uma relação da atuação do profissional de saúde que deve ficar atento quando atender uma paciente com suspeitas de ter sido violentada e que a obrigação é informar as autoridades competentes para que sejam adotadas as medidas judiciais previstas em Lei.
Ao comentar sobre o crime de estupro, Mariana Nascimento comentou sobre a opção da mulher de não registrar a ocorrência policial. “É uma prerrogativa da mulher prestar queixa ou não e está previsto em Lei”, disse.

Em muitos casos a mulher evita o constrangimento social e não faz a queixa, completou a delegada.
Sobre a medida protetiva, Mariana explicou que a mulher deve manter a distância estabelecida pelo Judiciário do agressor. Quando o caso é muito grave os filhos também ficam impedidos de se aproximar do pai.

A Conferência Regional de Saúde reúne representantes dos municípios da Comarca: Santa Fé do Sul, Rubinéia, Três Fronteiras, Santa Clara D'Oeste, Nova Canaã Paulista e Santa Rita D'Oeste.

O secretário de Saúde Kediel Alves destacou que o evento regional irá apontar as necessidades de adotar melhorias no atendimento ao público e este levantamento será levado a avaliação nas conferências estadual e nacional que serão realizadas ainda em 2017.