05/08/2021 18h23 - Atualizado em 05/08/2021 18h28

Santa Fé do Sul/ Educação adota plano de retomada das aulas presenciais, mas ainda sem data definida

Acolhimento das creches ainda não tem previsão de retorno.

 

Segundo a Secretaria de Educação do Município de Santa Fé do Sul ainda não há uma data confirmada para o retorno das aulas presenciais, mas que o planejamento de retomada das atividades já está em andamento.

Marilza Marques já terminou o ciclo de reuniões com os 375 professores da Educação Infantil e Ensino Fundamental, onde foram atualizadas todas as informações pertinentes ao retorno das aulas, como diagnósticos das estruturas físicas das 20 escolas do município, os investimentos que serão feitos como limpeza das escolas, pinturas, instalação de redes de internet, contratação através de licitação de empresa prestadora de serviços de limpeza e higienização das escolas, aquisição de EPIs e insumos para prevenção contra o coronavírus, preparação do retorno do transporte escolar e merenda.

“Tão logo estas pautas forem sendo concluídas estaremos divulgando a data do retorno das atividades presenciais que acontecerão com toda a segurança dos professores, que serão todos vacinados, dos funcionários e principalmente dos nossos alunos. Reconhecemos que está na hora de retornar, mas vamos fazer com toda a segurança necessária”, disse Marilza Marques.

Quanto as creches, a Professora Marilza reiterou que ainda não será possível o retorno para esse público de zero a três anos de idade e que para as séries iniciais do ensino infantil, será adotado inicialmente um período de acolhimento desses alunos para que haja um processo de acomodação gradual desses alunos no ambiente escolar.

O Município possui 20 escolas, sendo 12 do Ensino Infantil e 8 escolas do Ensino Fundamental.

O Público escolar do município é e aproximadamente 4.780 alunos. No Ensino infantil estima-se cerca de 1.000 alunos nas creches (0 a 3 anos), na Pré-Escola I e II, mais de 700 alunos, 2.900 no Ensino Fundamental, 100 alunos na Educação de Jovens e Adultos (EJA) e 80 na Educação Inclusiva.

Entre profissionais do magistério e equipe de suporte administrativo e funcionamento das escolas, a Secretaria da Educação possui cerca de 900 funcionários.

As aulas presenciais foram suspensas em março de 2020, logo após o Decreto de Calamidade Pública no Estado de São Paulo e no Município por conta da pandemia da Covid 19. Neste período foi adotado a modalidade de aulas remotas.

Ptotocolos

Para o retorno das aulas presenciais também será feito um questionário aos pais dos alunos, que na próxima semana estarão retirando as apostilas nas escolas, e dentre as perguntas elaboradas, eles deverão responder se estarão enviando seus filhos no retorno das aulas presenciais. Caso contrário estará assinando um termo se responsabilizando pela decisão.

De acordo com o protocolo as carteiras terão que ficar pelo menos 1 metro de distância uma das outras e todos deverão utilizar mascara de proteção, além do fornecimento de álcool em gel em todas as dependências das escolas. A entrada e saída dos alunos também deverá ser coordenada para que não haja aglomeração, inclusive nos intervalos e na distribuição da merenda escolar.