20/09/2017 07h39 - Atualizado em 20/09/2017 08h18

Santa Fé do Sul/ Esgoto polui manancial: morador filma dano ambiental no "córrego da mula".

SAAE diz que excesso de água provocou a evasão do esgoto não tratado

Um vídeo feito por um morador de Santa Fé do Sul e que foi divulgado nas redes sociais na manhã desta terça feira (19) mostrou um flagrante de crime ambiental no Córrego da Mula, onde as imagens mostram a poluição do manancial onde supostamente está recebendo grande quantidade de resíduos de esgotos não tratado. Inconformado o morador que não se identifica no vídeo relata. "Ó esgoto a céu aberto, Santa Fé do Sul, Estância Turística, aí ó, aí pessoal, lagoa de tratamento. Não suporta mais loteamento, e estão fazendo novos loteamentos, não tem lagoa pra tratar aí ó, esgoto a céu aberto, cai lá no córgo, cai lá no Córrego da Mula, aí ó", narra o morador da cidade.

No vídeo ele mostra a sua indignação, preocupado com o dano ambiental e anuncia: "To falando isso não é pra prejudicar, prefeito e secretário não, to falando isso porque eu moro aqui do lado, e eu quero respeito com a natureza, isso aqui é uma pouca vergonha, falta de investimento, certo, eu to aqui para não prejudicar ninguém não, to só falando o que deve ser feito, tem que ter estudo, tem que ter administração, olha isso daqui que pouca vergonha, esgoto a céu aberto, o que que é isso", continuou narrando as filmagens o indignado morador.

Em nota o SAAE diz que o problema foi causado pelo  recebimento de um  volume excessivo de água e, (não chove na cidade de Santa Fé do Sul desde o dia 17 de agosto, chuva que também provocou o "atraso" na leitura do consumo de água naquele mês) que a caixa de entrada do esgoto não suportou o volume, causando a evasão do esgoto não tratado e que foi despejado no manancial.

Nota do SAAE

“O Serviço Autônomo de Água e Esgoto e Meio Ambiente - SAAE Ambiental informa que devido ao volume excessivo de água recebido pela Lagoa de Tratamento, a caixa de entrada não suportou, causando a evasão. O problema foi detectado nesta terca-feira (19) e solucionado com a colocação de uma nova caixa que absorverá todo o volume recebido de água. O SAAE  se coloca à disposição para esclarecer qualquer dúvida. Mais informações pelo telefone 17 36419500.”

Em seguida a prefeitura também emitiu um release a imprensa informando que as lagoas de tratamento receberão investimentos de cerca de R$150 mil no desassoreamento das estações de tratamento de esgoto.

Lagoas de tratamento do município serão desassoreada

Após muitos anos sem receber manutenção, as Lagoas de Tratamento de Esgoto da Estância Turística e Santa Fé do Sul (SP) receberão obras de desassoreamento nas próximas semanas. Serão realizados serviços de remoção, desaguamento e acondicionamento de aproximadamente 7.200m³ de lodo. A obra terá um custo de R$ 149 mil e será executada pela empresa vencedora da licitação N M de OliveiraYamaguro – ME.

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto e Meio Ambiente – Saae Ambiental obteve a autorização da Cetesb, parecer técnico Cetesb n° 62100259, para realizar serviço de desassoreamento.

O prefeito Ademir Maschio disse que as lagoas de tratamento necessitam de obras de manutenção. “Nosso objetivo é continuar garantindo qualidade do serviço e qualidade de vida das pessoas”, concluiu.

As obras iniciarão na Lagoa de Tratamento do Córrego do Jacu Queimado. Em 2018 será feito o desassoreamento da Lagoa de Tratamento do Córrego da Mula.