20/11/2018 14h27 - Atualizado em 20/11/2018 14h27

Santa Fé do Sul/ Jornal Nacional exibe em rede nacional trabalho de voluntários que preserva Araras

Grupo de Voluntários atua desde 2010 garantindo o retorno das Araras Canindés para criar seus filhotes

A matéria sobre as Araras-Canindés de Santa Fé do Sul exibida pelo Jornal Nacional nesta segunda-feira (19), para o Brasil e para o Mundo (Globoplay) foi mais uma constatação de que a nossa Estância Turística detém qualidades insuperáveis que aproximam novos moradores e turistas que nos visitam ao longo do ano, e acabam voltando para fincar raízes, construir famílias e outros para curtirem os merecidos dias de aposentadorias e até empreender, mas infelizmente alguns ainda insistem em não reconhecer que moramos em uma cidade organizada, limpa, com potenciais de novos investimentos, de possibilidade crescimento profissional e empresarial e de belezas raras como os rios e tantos outros recursos que nos permitem uma qualidade de vida pouco encontrada nos municípios brasileiros, mas que até as Araras-Canindés reconhecem facilmente e, que acabaram adotando nossa Estância como berço para o seu acasalamento, a criação de seus filhotes e a perpetuação da espécie.

A mais nova exibição das nossas Araras-Canindés em rede nacional, se deve ao trabalho de um grupo de voluntários de Santa Fé do Sul que foi criado e mais de 60 participantes ficam de olho o tempo todo para garantir a segurança dos filhotes e monitorar as araras. Eles são conhecidos como vigias das araras urbanas. A iniciativa tem ganhado repercussão porque a cada ano o número de araras aumenta. As Araras-Canindés começam a se reproduzir na cidade no fim de agosto e, em geral, ficam por quatro meses, tempo delas botarem os ovos, os filhotes nascerem e crescerem.

Neste grupo está o funcionário público Alan Carlos de Souza que o criou para proteger as Araras-Canindés. Ele explica que através dos voluntários, são monitorados os novos ninhos e através das fotos, possibilita adotar os cuidados com os filhotes e em casos de alguma arara ferida.

Nos últimos anos, com o aumento do número de aves, os voluntários copiaram da Cidade de Campo Grande (MS) e construíram alguns ninhos artificiais semelhantes aos ninhos feitos nas Palmeiras e Coqueiros existentes na cidade para garantir o retorno delas e para se reproduzirem.

Em maio de 2017 o vereador e ex-secretário de turismo de Santa Fé do Sul apresentou uma indicação ao Prefeito Municipal Ademir Maschio e também ao então Secretário de Turismo, Ruy Vinicius Rocha Dos Reis e  ao  então Secretário Municipal de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente Thiago Campo, que fosse firmada parceria com o grupo fundador do Projeto Araras Canindé de Santa Fé do Sul, com intuito de fomentar as ações de preservação e monitoramento dos ninhos, bem como, incentivar a divulgação do trabalho realizado pelo Grupo.

O atual Secretário de Turismo Indústria e Comércio Alex Sandro, confirmou que já foram firmadas parcerias com o grupo na cessão de materiais com o auxílio do SAAE-Ambiental e que se depender do município e da população, as Araras Canindés sempre enfeitarão nossa cidade e a natureza, com o pensamento de preservação da espécie que está transformando nossa cidade em Capital e Berço das Araras Canindés.

O exemplo que o Grupo de Voluntários que cuidam de forma quase anônima da preservação das Aras mostra claramente que é possível transformar uma cidade, e que a mudança deve começar na base, ou seja, na necessária revisão da relação que estabelecemos com o mundo à nossa volta. Não adianta jogar na rua o lixo e reclamar que a prefeitura não limpa. Esse desleixo pessoal acaba ocasionando situações preocupantes em nível social. Construir o caminho para um futuro de melhor qualidade de vida, implica necessariamente em saber que o ar que respiramos, a água que bebemos, o lixo que descartamos e o chão em que pisamos estão protegidos por nossa ação cidadã. Nosso direito a uma vida digna depende fundamentalmente de nosso dever em construir a cidade e o país que desejamos deixar para nossos filhos.

(fotos Alan Souza)