21/02/2020 07h57 - Atualizado em 21/02/2020 07h59

Santa Fé do Sul/ Município faz mobilização para formação de Cooperativa de Produtores de Borracha

Sebrae, Sindicato Rural e Secretaria de Agricultura irão promover capacitação dos produtores interessados. Objetivo é aumentar a lucratividade.

Um encontro de Heveicultores aconteceu nesta quinta-feira (20) na sede do Sindicato Rural para apresentação da proposta e o despertar no produtor de borracha ao associativismo e cooperativismo que está sendo motivado pela Secretaria de Agricultura, Sindicato Rural, Senar e Sebrae.

Esta modalidade agregará valores e benefícios aos cooperados que tem poder decisão fortalecendo a colocação do produto no mercado, reduzindo custos e aumentando a lucratividade com facilidades de negociações na hora de produzir e vender, explicou os agentes do Sebrae.

O projeto inicial está sensibilizando produtores e em seguida será constituida Cooperativa de heveicultores. Serão necessários no mínimo 20 produtores que se reunirão em assembleia para a composição da diretoria da cooperativa que terá registro nos órgãos estadual e federal.

Segundo Zé Emídio Calazans e a Secretaria de Agricultura, em Santa Fé do Sul existem aproximadamente 250 mil pés de seringueira plantados é uma área de 500 hectares e a formação da cooperativa significará um avanço nas condições de plantio, produção e comercialização da borracha na região.

O Sebrae irá promover cursos e consultorias para capacitar os produtores interessados em ingressar no associativismo e cooperativismo.

Émerson Ronaldo Assi do Senar, representantes do Sebrae, o Secretário Zé Emídio e a Prefeitura de Santa Fé do Sul, são os motivadores da formação da cooperativa na região de Santa Fé do Sul.