27/10/2015 18h26 - Atualizado em 27/10/2015 20h07

Santa Fé do Sul /Pinato, Itamar e autoridades locais se unem e JBS mantém empregos

Diretores da empresa JBS se reuniram com Prefeito Armando e comitiva santafessulense e anunciaram que Frigorífico não fechará as portas

A missão da Frente de Autoridades para poder intervir na possibilidade de fechamento do Frigorífico JBS que é uma das maiores empresas empregadora e geradora de divisas do município de Santa Fé do Sul alcançou os objetivos e no retorno os integrantes anunciaram que a diretoria do JBS irá garantir a manutenção dos empregos e os serviços de abate e desossa na unidade que estava prestes a fechar.

Na semana passada 142 funcionários foram demitidos do setor de abate e estimava-se que os funcionários do setor de desossa, cerca de 450, também poderiam ser demitidos. Após a mobilização da sociedade, imprensa e funcionários a empresa voltou atrás e iniciou a recontratação de uma parte dos demitidos e garantiu a permanência dos demais.

O Informamais que acompanhou desde o início esta situação ouviu as autoridades que participaram do encontro na sede do JBS na cidade de São Paulo, e os relatos você pode ler aqui:

Fausto Pinato – Deputado Federal - PRB

A boa notícia para a população de Santa Fé do Sul e região nesta segunda feira, após reunião entre a comitiva estivemos reunidos com o presidente da divisão de carnes do Frigorífico JBS, Renato Costa, diretor da divisão de carnes dos Estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul, Marco Bortolon e o superintendente estadual do Ministério da Agricultura, Dr. Jardim, e eles garantiram que a unidade do Frigorífico JBS permanecerá aberta. Foi um trabalho político envolvendo toda a sociedade civil organizada por empresários, diretores da empresa, deputado estadual Itamar Borges, além do prefeito de Santa Fé do Sul, Armando Garcia, vice-prefeita Elena Rosa, presidente do Sincomércio, Norio Kobayashi, vereadores e representante do deputado Celso Russomano, Pedro Horta.
Um alívio para mais de 650 funcionários que continuarão empregados, evitando uma nova crise no município, fortalecendo o comércio local e gerando divisas para o noroeste paulista.

Itamar Borges –Deputado Estadual - PMDB

O deputado Estadual Itamar Borges (PMDB) destacou a participação de Pinato e Russomanno que agendou a reunião com os diretores da empresa na manhã de segunda feira (26) da comitiva de Santa Fé do Sul e o deputado federal Fausto Pinato em reunião na sede da JBS em São Paulo.

Segundo Itamar Borges, o presidente da divisão de carnes do Frigorífico JBS, Renato Costa, e o diretor da divisão de carnes dos Estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul, Marco Bortolon, garantiram que a empresa não fechará no município.

“Esta é uma grande conquista da mobilização da sociedade civil, imprensa, representantes empresariais, funcionários da empresa, vereadores, prefeitos, deputados estaduais e federais”, disse o deputado.

Itamar informou que na reunião ficou definido que a operação na área da matança da JBS no município que deverá ser um pouco menor até que o mercado volte a ter equilíbrio e a oferta de gado na região aumente.

Armando Rossafa – Prefeito Municipal

Cumprimentou Norio Kobayashi presidente do Sincomercio que ao lado do presidente da ACE, Marcelo Vilela desencadeou todo o movimento da sociedade civil e políticos para lutar pela permanência dos empregos e o funcionamento do JBS. O Prefeito também agradeceu o deputado federal Fausto Pinato e ao também deputado federal Celso Russomanno por levantar a bandeira da luta pela volta dos serviços do JBS. Para Armando, “Pinato que está estreando na política, está defendendo as causas dos municípios da região e nesta situação foi decisivo a sua interferência”. Armando também agradeceu a presença de Itamar Borges que também pediu pela permanência da empresa JBS na cidade e dos vereadores que agendaram o encontro desta segunda feira.

Compramos uma área junto com o SAAE já comprou uma área para construção de uma nova lagoa de tratamento dos resíduos do frigorifico e garante a manutenção do JBS que, segundo o prefeito, pretende também ampliar o volume de abate na unidade de Santa Fé do Sul.

Fabio dos Reis Vicenzi - Sabão (PSDB)

O vereador Sabão voltou da capital paulista demonstrando alegria e muita satisfação pela dedicação pela causa dos empregados do JBS e da cidade de Santa Fe do Sul e a competência demonstrada pelo deputado federal Fausto Pinato.

“Foi uma conquista muito grande e o compromisso de um dos diretores foi de que não haverá fechamento da empresa em Santa Fé do Sul”, disse Sabão que lembrou que a garantia foi dada pelos diretores do JBS diante de duas autoridades da politica de São Paulo e da União, Itamar e Pinato.

Durante entrevista Sabão repetiu as garantia de que o JBS não vai fechar nem mesmo depois de findar o contrato autorizado pelo CADE e que a intenção é de aumentar os investimentos na planta de Santa Fé do Sul. “Eles garantiram o não fechamento e ainda haverá mais investimentos para 2016 e 2017, vão segurar e não fecham mais”, disse Sabão nas redes sociais.

Alcir Zaina – Vereador (PSDB)

“Digam pra todos ficar tranquilos por que não vamos fechar o Frigorífico de Santa Fé do Sul”. Foi essa a informação retransmitida pelo vereador Alcir Zaina (PSDB) que também integrou a comissão em defesa da permanência do JBS em Santa Fé do Sul. As palavras foram do senhor Renato Costa, diretor da divisão de Carnes da empresa, durante o encontro no escritório central da empresa e de que o Frigorífico voltará a abater 350 bois imediatamente, garantindo os empregos em Santa Fé do Sul, segundo o vereador tucano Alcir Zaina.

Marcelo Vilela - ACE

O presidente da ACE-Associação Comercial e Empresarial Marcelo Vilela, também viajou a capital e transmitiu tranquilidade aos funcionários, e que os diretores garantiram que não vai haver o fechamento do Frigorifico JBS de Santa Fé do Sul. Para Vilela, a união de todos demonstrada nesta situação que trouxe uma onda de pessimismo momentâneo na cidade conseguiu uma reversão que hoje está garantindo cerca de 600 empregos em Santa Fé do Sul.

Elena Rosa – Vice Prefeita

A vice-prefeita Elena Rosa Vidoti (SD), voltou da reunião em São Paulo destacando que a iniciativa em conjunto das forças politicas e comunitárias de Santa Fé do Sul neste episódio significou um alívio para todas às famílias que necessitam desta fonte geradora de emprego. Para Elena Rosa, o final de ano de todos esses funcionários com certeza será de alegria e em harmonia com seus familiares e parabenizou todos os envolvidos na missa de lutar pela permanência do frigorífico JBS.

Ademir Maschio – Presidente da FUNEC

O presidente da FUNEC, Ademir Maschio, lembrou que o fechamento do JBS também teria reflexos negativos para os alunos da Fundação e que trabalham no Frigorífico JBS. “Foi uma vitória da união das “forças” de Santa Fé do Sul e agora podemos ter uma expectativa que nossos alunos poderão continuar estudando na FUNEC em busca de sua qualificação profissional”. Ademir agradeceu e parabenizou o empenho dos deputados Fausto Pinato e Itamar Borges, e os lideres do comercio Marcelo Vilela e Norio Kobayashi, além dos vereadores Alcir e Sabão. Ademir também representou o deputado federal licenciado Rodrigo Garcia (DEM).

O superintendente estadual do Ministério da Agricultura, Dr. Jardim, o prefeito Armando, a vice-prefeita Elena Rosa, vereadores e o representante do deputado Celso Russomano, Pedro José Vilar, também participaram da reunião.