02/03/2020 15h34 - Atualizado em 02/03/2020 15h34

Santa Fé do Sul/ Vereadores Neiva e Magalhães pedem desconto na conta de água após coloração na água

Pedido foi enviado ao SAAE

Os vereadores Neiva de Souza (DEM) e Jhonatan Magalhaes (SD) fizeram indicação legislativa para que o SAAE Ambiental, faça estudos visando descontar na conta de água e esgoto o valor correspondente ao período de consumo referente aos dias em que houve a mudança na coloração da água.

 

Para os vereadores a mudança na coloração da água e alguns relatos de mau cheiro na água, ocorrido em meados de janeiro de 2020 causou preocupação é transtornos dós consumidores que ficaram inseguros em utilizar a água do SAAE principalmente para cozinhar e lavar roupas.

Mesmo com algumas medidas sendo adotadas pelo SAAE o problema permaneceu por alguns dias. Atualmente o problema está solucionado.

A indicação dos vereadores proponentes vem atender diversas reclamações da população que pede o desconto na conta de água e esgoto no valor correspondente aos dias em que houve a mudança na coloração da água e que o serviço não foi oferecido a contento e a população foi prejudicada.

Solucionado

Algumas medidas foram adotas para solução do Problema

Quando ainda Superintendente do SAAE, Armando Rossafa Garcia determinou a lavagem de todos os Reservatórios de água, troca dos leitos filtrantes, análise de hora em hora na Estação de Tratamento de Água (ETA), Coleta e análise da água no Adolfo Lutz, esgotamento de água nos cavaletes das residências que acionam o Saae.

O biólogo sanitarista, Eduardo Henrique Keller, de Araraquara visitou a ETA – Estação de Tratamento de Água e explicou que a seca atípica de 2019 fez com que a Represa de Abastecimento de Água do município ficasse com apenas 30% de sua capacidade, causando assim uma mudança na água, que mesmo após tratada, teve uma reação ocasionando a mudança de cor, mas que continua adequada para consumo.

A redução drástica do volume de captação, puxou a parte inferior da represa e essa parte logicamente tem matéria orgânica, que muitas vezes está ligada com o ferro ou com o manganês, explicou o biólogo Keller.

A sugestão dada pelo Biólogo foi aumentar o potencial de oxidação da água, colocando mais dióxido de cloro, ou outra alternativa que aumenta o potencial de oxidação, como o ozônio.