30/06/2020 16h39 - Atualizado em 30/06/2020 16h39

Santa Fé do Sul intensifica fiscalização e vai multar quem desrespeitar medidas restritivas

"Tolerância zero" - Ranchos, Bares, Restaurantes, Supermercados, Bancos, lotéricas e quem não estiver usando máscaras poderão ser multados.

O Comitê de Enfrentamento ao COVID 19 de Santa Fé do Sul se reuniu nesta manhã (30) para avaliar o crescente número de casos positivos em pacientes de Santa Fé do Sul e número de pessoas com sintomas que estão realizando exames para confirmar ou não a presença do vírus.

A reunião acontece um dia após o encontro de Prefeitos na cidade de Jales para estudar medidas conjuntas de contenção ao novo coronavirus que já provocou 03 óbitos em Santa Fé do Sul.

O Comitê decidiu pela manutenção do funcionamento do comércio dentro das determinações do Decreto Estadual e do Plano São Paulo de retomada consciente das atividades econômicas, que colocou a região na fase laranja.

Desde ontem (29), o Governador de São Paulo determinou através de Decreto que sejam aplicadas multa de R$500,00 para o cidadão que não utilizar corretamente a máscara e R$5000,00 para cada cliente que não estiver usando máscara dentro dos prédios públicos e privados.

O Comitê decidiu por unanimidade em instalar um telefone disque denúncia, 153 para que a população denuncie que desrespeitar as normas vigentes, principalmente festas e encontros que estão promovendo aglomerações em ranchos, bares, sítios, etc.

Também foi aprovada a atuação dos fiscais com o apoio da GCM no ato de aplicação de multas.  

Os fiscais estão multando os estabelecimentos dos serviços essenciais que não evitar aglomerações e não obedecer o distanciamento como em bancos, lotéricas, farmácias, açougues, padarias, todos os demais comércios.

Também ficou decido que haverá fiscalização nos condomínios e os donos de rancho que permitirem aglomeração com festas, exceto reunião em família com  poucas pessoas. Estes serão multados.

A GCM e a Vigilância Epidemiológica irão fiscalizar aglomeração de pessoas e veículos na orla do Bairro Águas Claras (Biquinha).

Os Bares, Lanchonetes e Restaurantes serão multados quando descumprirem decreto que prevê apenas drive thru e delivery. Consumo presencial está proibido.