04/09/2018 07h09 - Atualizado em 04/09/2018 07h12

Santa Fé do Sul tem nota 7,0 no IDEB; Santana da Ponte Pensa tem a maior nota de 2017: 8,2

Santa Fé do Sul superou sua meta que era de 6,2 e desde 2011 superou a proporção de aprendizado nas disciplinas de Português e Matemática.

A rede pública municipal de Santa Fé do Sul ficou com 7,0 de nota no Ensino Médio no Ideb (Índice de Desenvolvimento do Ensino Básico) em 2017, atrás de atrás Santana da Ponte Pensa (8,2) Jales (7,8), Nova Canaã Paulista (7,2), Três Fronteiras (7,1). Os outros municípios da Comarca, Santa Clara D’Oeste obteve 6,4, Rubinéia 6,1 e Santa Rita D’Oeste 6,1 pontos.

Com a nota 7,0 a Educação Municipal de Santa Fé do Sul superou a Meta para 2017 que era de 6,2. Para 2019 a meta é 6,5 e em 2021 de 6,7.

O cálculo é baseado na aprovação dos estudantes e no desempenho deles em português e matemática.

Português

71%  foi a proporção de alunos que aprenderam o adequado na competência de leitura e interpretação de textos até o 5° ano na rede pública de ensino. Dos 325 alunos, 228 demonstraram o aprendizado adequado.

Desde 2011 na rede pública municipal de Santa Fé do Sul. Os resultados de aprendizado evoluíram ao longo dos anos na disciplina de Português. A evolução foi de 20 pontos. Em 2011 era de 53% no nível de aprendizado, em 2013 subiu 10 pontos; 63%, em 2015 8 pontos; 71%e em 2017 manteve os mesmos 71%.

A proporção a nível Brasil foi de 50% e no estado de São Paulo foi de 65%. Comparando com alguns municípios da Comarca Rubinéia teve 62% de aprovação (dos 32 alunos, 19 demonstraram o aprendizado adequado.)

Região

Santa Rita 75% (Dos 32 alunos, 23 demonstraram o aprendizado adequado.) e Três Fronteiras 70% dos alunos aprenderam adequadamente a leitura  e interpretação de textos até o 5° ano na rede pública de ensino (Dos 41 alunos, 28 demonstraram o aprendizado adequado.)

Matemática

Já na disciplina de Matemática 65% foi a proporção dos alunos os que aprenderam o adequado na competência de resolução de problemas até o 5° ano na rede pública de ensino. Dos 325 alunos, 209 demonstraram o aprendizado adequado. A proporção a nível Brasil foi de 39% e no Estado de São Paulo o índice foi de 56%.

Desde 2011 na rede pública municipal de Santa Fé do Sul. Os resultados de aprendizado evoluíram ao longo dos anos na disciplina de Matemática. Em 2011 a proporção de aprendizado adequado na disciplina foi de 55%, perdeu um ponto na avaliação seguinte (2013) com 54% e recuperou 11 pontos em 2015 subindo para 65% mantendo o mesmo índice em 2017.

Em 2017 a proporção a nível Brasil foi de 39% e no estado de São Paulo foi de 56%.

Região

Rubineia atingiu 42 % na proporção (dos 32 alunos, 13 demonstraram o aprendizado adequado.) Santa Rita foi de 65% (dos 32 alunos, 20 demonstraram o aprendizado adequado.) e Três Fronteiras 60% (dos 41 alunos, 24 demonstraram o aprendizado adequado.).

Santana da Ponte Pensa.

Ao alcançar a maior nota da Região, 8,2, a Educação de Santana da Ponte Pensa superou a meta que era de 6,7 pontos, obtendo a nota, mas desde 2011 o município não apresentou notas de avaliação segundo o site do IDEB.

Estado de São Paulo

Na 8º série/9º ano, a nota do estado de São Paulo foi 4,8. A meta era 5,3.

O estado só ficou acima da meta na avaliação da 4º série/5º ano, com 6,5 de nota. A meta era 6,1.

No ensino fundamental, o estado passou de 6,3 para 6,5. A meta era de 6 pontos, confirmando uma tendência já identificada pelo Ministério da Educação de melhoria das notas nessa etapa.

O ensino médio é onde a situação é pior. São Paulo regrediu 0,1 ponto em relação ao último Ideb, em 2015, e ficou com 3,8. A meta era atingir 4,4.

O que é o Ideb

O Ideb é um indicador geral da educação nas redes privada e pública, uma espécie de nota. Para chegar ao índice, o MEC calcula a relação entre rendimento escolar (taxas de aprovação, reprovação e abandono) e desempenho em português e matemática na Prova Brasil, aplicada para crianças do 5º e 9º ano do fundamental e do 3º ano do ensino médio.

O índice é divulgado a cada dois anos e tem metas projetadas até 2021, quando a expectativa para os anos iniciais da rede estadual é de uma nota 6,0. Assim, para que o Ideb de uma escola ou rede cresça é preciso que o aluno aprenda, não repita o ano e frequente as aulas.