27/05/2015 11h40 - Atualizado em 27/05/2015 11h45

Santa Fé do Sul/Com votos da situação, oposição aprova requerimento que questiona Plano de Educação

Vaguinho Lopes quer saber se haverá concurso para Diretores, Coordenadores e Supervisores de Escola e gratificação

O requerimento número 075/2015 de autoria do vereador de oposição Vaguinho Lopes (PMDB) que faz pedido de informações sobre a elaboração do Plano Municipal de Educação passou com votos da situação, apesar de três vereadores: Alcir Zaina, Bel Yoshida, ambos do PSDB e Ronaldo Lima do DEM terem votado contra. O Presidente Ortêncio também se manifestou contra o requerimento, apesar do regimento interno não permitir nesta votação o voto do presidente, ele só votaria em caso de empate.

Vaguinho Lopes saiu da sessão sorridente e com um sabor de vitória, pois não contava com os votos favoráveis de Leandro Magoga (PSD) e Fábio dos Reis Vicenzi (PSDB) já que as perguntas do requerimento coloca em dúvida a elaboração Plano Municipal que ainda está em fase de discussão.

O peemedebista quer saber se existe a intenção do Governo Municipal, especialmente da Secretaria da Educação de realizar incorporação de 25% nos salários dos servidores da educação como ocorre no Governo Estadual de forma gradativa. O outro questionamento de Lopes é se o Plano Municipal de Educação prevê a realização de concurso para os cargos de Diretor, Coordenador e Supervisor de Ensino. Vaguinho alega que a realização de concursos para estes cargos estão contidos no Plano Nacional de Educação que nortearia o Plano Municipal.

A aprovação do Plano Municipal, pela Câmara deverá ser votado no próximo mês de junho.

Lopes disse que se não tivesse a aprovação do seu requerimento mesmo assim estaria a protocolando junto a Prefeitura, obedecendo a Lei de Acesso a Informação.

A Secretária da Educação, Marilza Barboza de Almeida Marques disse que aguarda a chegada do requerimento para responder todas as questões, mas adiantou que o Plano Municipal de Educação de Santa Fé do Sul, está “aberto” e que segue as diretrizes do Plano Nacional. Marilza ainda comentou rapidamente que a previsão de concurso público para os cargos citados também está previsto no Plano Municipal e que será prerrogativa dos administradores.

Sobre a gratificação, a secretaria também afirmou que se o Plano Nacional prevê este benefício ele será cumprido.