01/04/2015 19h10 - Atualizado em 02/04/2015 07h59

Santa Fé do Sul/Consul Japonês faz visita histórica e leva pedidos do Nipo e da Santa Casa

Elena Rosa pedii um Novo Raio X e Camas para o Hospital

A Colônia Japonesa, através da Associação Cultural e Esportiva Nipo de Santa Fé do Sul se reuniu em sua sede para recepcionar o Consul do Japão em São Paulo, Noriteru Fukushima. Ele permaneceu aproximadamente 45 minutos e após a cerimônia visitou a Praça Japonesa que foi inaugurada no ano do centenário Brasil/Japão.

Além da Colônia Japonesa, participaram o Prefeito Armando Rossafa, a Vice Elena Rosa, o Presidente da Câmara Ortêncio Ramos, o vereador Leandro Magoga, o Secretário de Cultura Beto Alcalá que lei o Decreto de Hospede Oficial do Município, o presidente do Rotary Nelson Narumya e o presidente do Sincomércio e mestre de cerimônia, Onório Norio Kobayashi.

O presidente do Nipo, Edson Watanabe falou em nome da Colônia e destacou que a visita oficial do Consul a cidade de Santa Fé do Sul ficará para a História da Cidade e da Associação Cultural e Esportiva Nipo de Santa Fé do Sul. Falaram também na abertura da cerimônia o presidente da Câmara Ortêncio Ramos, O Prefeito Armando Rossafa e a Vice Prefeita Elena Rosa.  

Os Pedidos ao Consul.

Em sua saudação oficial ao Consul, o Presidente Edson Watanabe pediu apoio aos projetos culturais e esportivos do clube, como as atividades de Gatebol, Beisebol e ao Grupo de Taiko, Aulas de Língua Japonesa e o Bom Odori. Watanabe apresentou as dificuldades em manter de pé das tradições e as atividades no Nipo devido à evasão das novas gerações de descendentes de japoneses. O presidente enumerou várias ações beneficentes que o Nipo participa que beneficia entidades assistenciais e filantrópicas como a Santa casa da Cidade. Falando em nome da diretoria, o presidente do Sincomércio de Santa Fé do Sul pediu apoio do governo japonês nas comunidades menores que atuam no interior de São Paulo, como é o caso de Santa Fé do Sul.

O Prefeito Armando Rossafa e a Vice Elena Rosa Vidoti pediu apoio do Consul do Japão, para aquisição de equipamentos para a Santa Casa, um novo aparelho de Raio X e mais 10 cadeiras com controles elétricos . Segundo Elena Rosa que é a vice provedora da Santa Casa o projeto esta avaliado em R$600 mil e será levado em mãos na sede do Consulado japonês em São Paulo.

Em sua fala, Noriteru Fukushima agradeceu a recepção em Santa Fé do Sul, em plena quarta feira as 14h0m, enalteceu o trabalho do Clubes Nipos em todo o Estado de São Paulo que tem preservado as tradicionais japoneses, integrando os brasileiros ao seus conhecimentos valorizando a cultura do seu País.

Noriteru lembrou que nos 120 anos do acordo de amizade entre Brasil e Japão, sempre prevaleceu a boa relação entre os descendentes do Japão aqui no Brasil, e que o acordo trouxe inúmeras empresas do país oriental que hoje ajudam a melhorar as riquezas brasileiras e são geradoras de empregos aos brasileiros.

Ao comentar as influencias do Japão, o Consul disse que existem programas e projetos para a difusão da culinária, da cultura e do esporte japonês neste país e que mulheres japonesas virão ao Brasil para diversificar  culinária, professores irão realizar projetos em Associações como o Nipo, para ministrar aulas da língua japonesa e monitores para ampliar os grupos de Taiko. No esporte o Consul lembrou que o Judô do Brasil é o esporte que mais conquistou medalhas Olímpicas, e que por influência do Japão esse é um dos principais esportes praticados no Brasil entre jovens e adultos, e prometeu que levará as reinvindicação de Santa Fé do Sul para serem analisadas com muito carinho.

Um dos integrantes da plateia perguntou ao Consul, quais países eles já havia trabalhado nessa função. Noriteru disse que passou pelo México, Argentina e Espanha. O nissei da plateia afirmou, “tenho certeza que o país que o senhor mais gostou foi do Brasil!”. O Consul do Japão sorriu e disse: “Claro, como não! Foi boa a pergunta”.

De Santa Fé do Sul, o Consul seguiu para Fernandópolis. Antes ele foi á Jales onde foi recepcionado pelo Nipo Local e representantes da sociedade local. O provedor da Santa Casa apresentou um pedido de aproximadamente R$500 mil para aquisição de equipamentos.