29/02/2016 15h00 - Atualizado em 29/02/2016 15h00

Santa Fé do Sul/Valorização do Advogado e atuação social deverão ser marcas da nova diretoria da OAB

Posse do presidente José Jorge e nova diretoria aconteceu na sexta feira dia 22,na Câmara Municipal

A posse da nova diretoria da 115º Subsecção da OAB de Santa Fé do Sul realizada na sexta feira, 26 de fevereiro, lotou as dependências do Plenário “João Alfredo do Amaral Ribeiro”, na Câmara Municipal.

Tomou posse o novo presidente José Jorge Pereira da Silva e seus pares, a vice-presidente Luzia Guerra de O.R. Gomes, a secretaria geral Cristiane P. R. de Oliveira Cardoso, Flamarion Correa Junior, secretário adjunto, e a tesoureira Stela da Fonseca Barreto, além dos integrantes das comissões que atuarão ao longo do triênio 2016/2018.

A aguardada presença do presidente da OAB/SP, Marcos da Costa, não aconteceu, ele foi representado pelo secretario geral Caio Augusto Silva dos Santos, do prefeito Armando Rossafa, dos vereadores de Santa Fé do Sul, Evandro Mura, Alcir Zaina, Vaguinho da Saúde, Leandro Magoga e Ronaldo Lima, além do conselheiro estadual Carlos Alberto Expedido Brito Neto e vários presidentes de subsecções da OAB da região, do Juiz de Direito da Comarca de Jales, Fernando Antonio de Lima, do ex-presidente Marcelo Brejão Ártico, Capitão Fernando Benitez, da Polícia Militar, dos delegados de polícia Higor Vinicius Nogueira Jorge e Ricardo Jordão.

Em seu emocionante discurso, ao lembrar-se de sua criação e educação dada pelos seus pais, de uma infância difícil e de muita dedicação aos estudos em escolas públicas, José Jorge agradeceu á todos àqueles que contribuíram e acompanharam sua formação profissional e que se orgulha de representar a importante classe dos advogados santafessulenses, agora a frente da presidência da OAB.

José Jorge ressaltou que dará continuidade ao projeto de construção da Casa da Advocacia e Cidadania iniciada há anos, e que na gestão do doutro Marcelo Brejão Ártico que se encerrou em 2015, deu um grande e mais importante passo para a sua concretização que foi a conquista do terreno e o início das obras daquela casa. “Será um local que irá dar maior conforto ao trabalho do advogado, mas acima de tudo oferecerá um atendimento de excelência á população, principalmente a mais carente que busca pelos serviços de assistência judiciária”, disse Jorge. E pediu ao secretário geral, Caio Augusto que continue ajudando a OAB de Santa Fé do Sul na conclusão desta obra.

A plataforma da nova diretoria, segundo o novo presidente deverá concentrar-se aos assuntos de valorização da classe, avanços nos relacionamentos e respeitos entre Advogados, Juízes e Promotores, em busca de uma celeridade dos processos e principalmente o atendimento social. A OAB/Santa Fé do Sul estará presente nas principais questões dos direitos comuns dos cidadãos para que sejam cumpridas em todas as esferas, judiciária, legislativa e executiva. Assim propõe a nova diretoria empossada na semana passada.

O Prefeito Armando Rossafa desejou boa sorte ao novo presidente da OAB, e relembrou a luta dos advogados quando da reivindicação do terreno, e que prontamente a prefeitura entendeu a importância para a classe por isso oficialização a doação. Ao mesmo tempo, Armando disse que realmente espera que aquele local possa melhorar o atendimento dos advogados para com a população carente.

O ex-presidente Marcelo Brejão, fez a saudação inicial aos presentes, e na sua despedida destacou a colaboração e participação de seus colegas diretores que cumpriram o mandado no período 2013/2015, agradeceu ao prefeito Armando Rossafa pela doação da área para a construção da Casa do Advogado e da Cidadania, e aos vereadores restou um agradecimento a todos, em especial a o vereador e advogado Evandro Farias Mura que foi o interlocutor entre a OAB, Câmara e a Prefeitura para a conquista. Por fim Brejão também enalteceu a atuação do presidente estadual da OAB Marcos da Costa, do Secretário Geral Caio Augusto e aos conselheiros presentes que também contribuíram para que fosse iniciada a construção da Casa da Advocacia.

O Secretário Geral da OAB/SP Caio Augusto Silva dos Santos, em seu longo discurso não se esqueceu de nenhum representante na mesa e em sua extensão, mostrando a boa relação entre a OAB/SP, a sociedade e os poderes constituidos, Legislativo, Executivo e Judiciário. Para exemplificar o bom relacionamento, o secretário geral relacionou a conquista do terreno para a construção da Casa da Advocacia e Cidadania de Santa Fé do Sul, na ação participativa e compreensiva do legislativo e executivo. Quanto ao judiciário, Caio agradeceu as palavras do juiz de direito de Jales, Fenanto Antonio de Lima, que valorizou ainda mais a classe dos advogados e mostrando a aproximação entre as partes ao dizer que "antes de confiarmos na justica, devemos confiar primeiros nos nossos advogados".

Ele reconheceu a importância dos advogados da capital, litoral e interior, e que esses profissionais tem um importante papel na sociedade brasileira e que atualmente são 40 mil advogados que atendem socialmente às famílias carentes no estado de São Paulo e fazem um trabalho de excelência.

Caio também fez uma referência importante atuação do ex-presidente Marcelo Brejão, destacando a sua coragem por defender o projeto de construção da sede dos advogados, e a determinação em viagens realizadas a São Paulo pedindo apoio para que a obra saísse do papel, e fosse inciada, lógo após a doação do terreno garantido pelo prefeito e pela câmara de Vereadores. A obra será construída exclusivamente com recursos da CAASP, Caixa de Assistência aos Advogados de São Paulo. Caio reiterou que a OAB não recebe recursos púbicos. "Quando nos vivemos em busca de conquistas não há como não concretizar nossos sonhos", disse.

Ao novo presidente, José Jorge, o secretário geral da OAB/SP reiterou que a atual direção estadual continuará apoiando as iniciativas da subsecção de Santa Fé do Sul e, que ele não descanse um dia sequer em busca da construção da Casa da Advocacia e desejou ao colega advogado e seus demais diretores sucesso á frente da OAB, e que ha cada dia trabalhe no intuíto de valorizar os advogados e advogadas da região.