29/08/2021 12h04 - Atualizado em 29/08/2021 12h04

Santa Fé/Bombeamento de água do Rio Paraná deve estabilizar represa, mas racionamento ainda continua

Poço Profundo: Contrato com empresa que fará a obra foi assinado na quinta (26) e Ordem de Serviço será emitida nos próximos dias.

O Diário Oficial do Município de Santa Fé do Sul (Jornal Regional) publicou na edição de sexta-feira (27) a homologação e o extrato do contrato entre o SAAE Ambiental – Serviço Autônomo de Água e Esgotos e Meio Ambiente e a empresa Engeper Engenharia e Perfurações Ltda, para a perfuração de um poço profundo na sede da autarquia, e isto significa que a ordem de serviço para o início das obras será emitida no início da semana que está iniciando.

A empresa ficará responsável pelo fornecimento de materiais, equipamentos e mão de obra para a construção do referido poço tubular, na Rua 27 esquina com a Rua 4, na sede do SAAE de Santa Fé do Sul.

A estimativa é de que a perfuração atinge cerca de 1.200 metros, para exploração do aquífero Guarani e segundo os técnicos, a expectativa é de que seja captado cerca de 400 mil litros por hora para atender o abastecimento de água do município.

José André do Nascimento confirmou que o contrato foi assinado no dia 26 de agosto, e o valor contratual é de R$5.964.234,80 e sua vigência será de 180 dias, a contar da data da Ordem de Serviço (OS).

Ação emergencial

O Superintendente do SAAE disse neste domingo (28) esteve na represa de abastecimento do município, e que após o início da captação através de sistema de encanamentos, que está transpondo água do Rio Paraná que teve início há uma semana, o nível está sendo recuperado e buscando a normalização. “São aproximadamente 200 m3 por hora, entrando na represa, disse José André nesta manhã, e com o anuncio de novas chuvas esperamos em breve flexibilizar o racionamento.  

Atualmente há um rodizio no abastecimento na cidade de Santa Fé do Sul, que foi a cada 12 horas abastece metade da cidade enquanto a outra metade fica sem água nos cavaletes. O consumo médio por hora antes do racionamento era de 400 m3 por hora.

Câmara aprova recursos para garantir captação de águas do Rio Paraná

Na última sessão ordinária do Legislativo, realizada na terça-feira (24) o Prefeito Evandro Mura enviou Projeto de Lei que abriu crédito especial para transferir recursos financeiros para o SAAE, que serão utilizados nas despesas com o bombeamento de água do Rio Paraná para a represa de captação de água. A aprovação foi por unanimidade.

A Lei 4.154 foi publicada no Diário Oficial, e autorizou a transferência de R$120 mil para que seja utilizada nos custeios das referidas despesas, e são referentes a excesso de arrecadação do município, advindas do tesouro municipal.