14/06/2016 19h08 - Atualizado em 14/06/2016 19h08

Santa Rita D'Oeste / Cidade está em 1º lugar na Comarca no Ranking da Transparencia do MPF

Santa Rita D'Oeste subiu 56 posições na avaliação do Ministério Público Federal em relação a 2015.

O Município de Santa Rita D’Oeste apareceu em primeiro lugar entre os municípios da Comarca de Santa Fé do Sul no projeto Ranking da Transparência, da Câmara de Combate à Corrupção do MPF, que avaliou os portais dos 5.567 municípios brasileiros, dos 26 estados e do Distrito Federal.

Santa Rita D’Oeste ocupa a 58ª posição na avaliação do MPF entre os 645 municípios no Estado de São Paulo no ranking da transparência. E na comarca de Santa Fé do Sul fica em 1º Lugar com cujo índice de transparência subiu de 6,6 para 8,50, ficando a frente dos demais municípios da Comarca. Santa Rita ficou na 653º posição no Ranking Nacional entre os 5.567 municípios avaliados.

O prefeito Walter Muller enalteceu sua equipe administrativa que adotou as exigências do MPF e apresentou crescimento do índice de avaliação do ranking do Ministério Público Federal. “Temos a obrigação de continuar dando total transparência às ações da Administração Municipal. O povo de Santa Rita D’Oeste precisa e tem o direito de saber onde os recursos públicos estão sendo investidos e se estão sendo investidos de forma correta”, disse Muller

Walter também lembra que a cidade ficou posicionada a frente de vários municípios de grande porte da região e “que acredita estar seguindo no caminho certo”.

O MPF avalia os portais de acordo com aas informações de prestações de contas do ano anterior, relatórios de execução orçamentária e de gestão fiscal, editais e resultados de licitações e íntegras de contratos. Também devem ser disponibilizados os endereços e telefones das unidades e os horários de atendimento ao público, o registro das competências e a estrutura organizacional da administração municipal, bem como dados sobre o Serviço de Informações ao Cidadão, incluindo telefone, endereço e horários de funcionamento.

O Ministério Público Federal no Estado de São Paulo entrou com ação contra 76 municípios (nenhum da região de Jales) que continuam não publicando em seus portais da transparência informações sobre receitas e despesas, como licitações e contratos, além de contatos e horários de funcionamento das Prefeituras, entre outros dados exigidos por lei.

Além das ações civis públicas que cobram o cumprimento das leis de transparência, o MPF analisa a possibilidade de responsabilização dos gestores por meio de ações de improbidade administrativa.

Em 2015 o município de Santa Rita D’Oeste também foi a melhor avaliada na comarca de Santa Fé do Sul e ocupava aposição 114º com índice de 6,6. Santana da Ponte Pensa com nota 5,90 na posição 206, Santa Clara D’Oeste aparece em 322º lugar com nota 5, Rubinéia em 338º com nota 4,80, Santa Fé do Sul e Três Fronteiras com nota 4 na posição 433.

Outro reconhecimento feito ao município foi o em setembro de 2015 quando a Editora Três, detentora da Revista Isto É, em parceria com a Austin Rating, principal empresa de classificação de risco do país, lançou o ranking “As Melhores Cidades do Brasil 2015”,  elaborado com base na metodologia exclusiva desenvolvida pela própria Austin Rating, o IISSD – Índice de Inclusão Social e Digital, calculado por meio de 212 indicadores, extraídos de fontes primárias, como IBGE, STN, Ministério do Desenvolvimento Social etc.