25/02/2015 08h12 - Atualizado em 25/02/2015 08h34

Santa Rita D'Oeste / Vereadores votam o fim da reeleição para a Presidência da Casa Legislativa

Câmara autoriza prefeitura a repassar de R$70 mil para a Santa Casa de Santa Fé do Sul

Os vereadores de Santa Rita D’Oeste se reuniram pela segunda vez em 2015 em sessão ordinária sob a nova presidência do vereador do DEM Vaildo Vicente para votar dois projetos na ordem do dia.

O primeiro projeto discutido na noite de terça feira (24) foi o que altera o artigo 18 da Lei Orgânica do Município que propõe o fim da reeleição pra a presidência do Legislativo. A autoria da Lei é da mesa diretora do Legislativo.

Por oito votos a um foi rejeitado o pedido de adiamento da discussão do projeto apresentado pelo vereador do PSDB, Rui Antonio Miani, e em seguida o projeto foi colocado em primeira votação e repetiu-se o placar de oito votos a favor do fim da reeleição para a presidência da Câmara. O projeto será novamente votado na próxima sessão ordinaria.

Vereador Rui Antonio Miani do PSDB

Miani defendeu a manutenção reeleição baseando-se que hoje no Brasil é permitido a reeleição em todos os cargos políticos, como vereador, prefeito, deputados, senadores, governador e presidência da república. Miani é a favor da reeleição, e afirmou que os vereadores não deveriam cercear o direito de o vereador disputar mais de uma vez o cargo. Vai depender de sua atuação para merecer ou não ser reeleito, justificou Miani.

Para o presidente da Câmara, Vaildo Vicente, que é a favor do fim da reeleição em todos os níveis. Para ele a reeleição pode trazer transtornos no processo politico administrativo e com essa aprovação poderá dar oportunidade a outros vereadores assumirem essa função importante na Câmara de Santa Rita D’Oeste.

Presidente da Câmara Vaildo Vicente da Silva do DEM

O segundo projeto votado nesta terça feira e aprovado por unanimidade a Lei que autoriza o Prefeito Walter Muller a repassar até R$70 mil para a Santa Casa de Santa Fé do Sul em dez parcelas. O vereador Alaor Pasian do DEM usou a Tribuna para elogiar a iniciativa do poder executivo de Santa Rita D’Oeste em destinar recursos para o Hospital e fez um apelo a diretoria da Santa Casa para que divulgue para a sociedade quem realmente cumpre com os repasses e também informe a população de quem realmente não repassa a sua contribuição. Para Pasian, quando se propaga que municípios não repassam recursos para a Santa Casa sem dar “nome aos bois”, os municípios que pagam em dia ficam penalizados, e a população tem o direito de saber onde está sendo aplicados os recursos públicos.

Vereador Alaor Pasian do DEM

Dengue

Ao final da sessão os vereadores, Osmar Sampaio, Marcos Alves, Rui Miani, Joaquim Costa, Lairde Biani Torres discursaram sobre a preocupação com a proliferação da Dengue no município e solicitaram da população que mantenham seus imóveis livres de criadouros. Os vereadores também cobraram da Prefeitura que faça uma força tarefa para realizar um “arrastão de limpeza” em toda a cidade e também se implante um programa de conscientização da população sobre os cuidados com a Dengue, iniciando pelas escolas.

Osmar Sampaio sugeriu que aconteçauma reunião nesta quarta feira (25) com os secretários de Agricultura, Saúde e Obras para traçar metas de controle e combate aos criadouros do mosquito Aedes Egypti.

Vereador Osmar Sampaio do PT

A sessão ordinária da Câmara de Santa Rita D’Oeste foi realizada sob a presidência do vereador Vaildo Vicente, do Vice Jaime Ferreira da Silva e da Secretaria Lairde Biani Torres, com a presença de todos os vereadores; Joaquim Costa, Alaor Pasian, Rui Antonio Miani, Claudinei Lujan, Marcos Alves dos Santos e Osmar Sampaio.

MESA DIRETORA

Revisão do Codigo de Postura

Nas próximas sessões a Câmara Municipal deverá estudar o Código de Postura da Cidade que foi criado em 1966, e para o vereador Marcos Alves dos Santos, está na hora de promover algumas alterações que contemplem as necessidades da população de acordo com as Leis atuais.

Vereador Marcos Alves dos Santos do PRB

O Presidente Vaildo Vicente distribuiu um exemplar Lei para que todos os vereadores que poderão propor ideias para atualizar O Código de Postura do Município de Santa Rita D’Oeste. As Sessões ordinárias da Câmara Municipal acontecem às segundas e quartas terças-feiras de cada mês a partir das 19h00m.