13/09/2019 06h13 - Atualizado em 13/09/2019 06h15

Santa Rita d'Oeste / Projeto Renascer e Reviver com Saúde 2019 - "Consciência Ambiental e Saúde"

Grupo participa de roteiro de visitações e recebe orientações de preservação do meio ambiente.

As atividades mensais do Projeto Renascer e Reviver com Saúde estão a todo vapor e a sua terceira edição aconteceu no dia 28 de Agosto, com um roteiro composto por 3 lugares do município, cujo tema central foi “Consciência Ambiental e Saúde”.

Na primeira parada, o Coordenador da Equipe Municipal de Combate à Dengue, Marcos Joaquim Tavares, apresentou o processo de descontaminação do esgoto doméstico na Lagoa de Tratamento, enfatizando a importância de não jogar itens como escovas de dente, papel higiênico, absorventes e outras embalagens no vaso sanitário de nossas casas, já que eles dificultam o processo de tratamento da água e ainda entopem o encanamento.

O óleo de cozinha também foi lembrado como um grande vilão e caso não receba o descarte correto: “A presença de óleo no esgoto provoca a morte dos micro-organismos que ajudam a despoluir a água aqui na lagoa de tratamento. Por isso é importante entregá-lo em postos de coletas e não jogá-los nos ralos das casas”, afirma Marcos Tavares.

Na sequência, o grupo de participantes conheceu o belíssimo projeto J.Camar: Uvas finas de mesa, onde foram sendo recepcionados pela proprietária Marlene Tresso dos Santos e sua família. O projeto é um rico exemplo de como o Turismo Rural pode integrar as pessoas ao Meio Ambiente em que vivem de maneira divertida e saborosa, além de gerar renda para famílias produtoras.

Como parte da terceira e última parada do 3º Encontro do Projeto Renascer e Reviver Saúde, os participantes visitaram o aconchegante sítio São Miguel, propriedade do senhor Santim Barbato e de sua família, que encantou aos participantes com suas flores e seu poema sobre a Preservação do Meio Ambiente. Ao falar da vida rural das dificuldades vividas emocionou os presentes e trouxe aprendizado através da arte e da literatura.

E foi assim que as 20 pessoas que compareceram ao encontro puderam conhecer um pouco mais sobre Consciência Ambiental, pois zelar por nosso espaço, tratar o esgoto e valorizar a nossa zona rural é também parte dos cuidados com a saúde da população, gerando bem-estar e qualidade de vida.