08/08/2014 09h19 - Atualizado em 13/08/2014 11h48

Saúde / Santa Casa de Santa Fé do Sul faz primeira captação de Córneas

Órgão já está liberado para transplante em Rio Preto

Foi realizado com sucesso a primeira captação de Córneas pela Santa Casa de Santa Fé do Sul. O primeiro doador foi um morador da cidade de 57 anos de idade de Iniciais – MG, que faleceu as 16h00 da última quarta-feira, dia 6 de agosto.

A doação só foi possível porque toda família do falecido autorizou a retirada das córneas para doação.

O gerente de enfermagem, do Hospital Adilson Ramim, disse que o doador atendia todas os critérios para a retirada do globo ocular, que foi transportado para São José do Rio Preto.

O serviço de captação córneas começou no dia 1º de Agosto e será permanente. Na região apenas os hospitais de Votuporanga e Santa Fé possui esse serviço.

Uma equipe de profissionais enfermeiros foi devidamente capacitada no HB de Rio Preto que realizarão todas as etapas do processo que consta de uma entrevista familiar, avaliação do prontuário do paciente e a enucleação , ou seja a retirada do globo ocular;

Os doadores são pacientes já falecidos, seguindo alguns critérios para doação, como identidade conhecida, causa de morte conhecida, idade entre 2 e 80 anos, não ser portador de vírus como hepatite, HIV, etc.

O procedimento dura em média 40 min a 01h.

Os órgãos são encaminhados ao banco de olhos de Rio Preto, onde é retirada a córnea, realizados exames complementares e comunicado a Central Nacional de Transplantes para doação. Segundo o Bancos de Olhos de Rio Preto, as Córneas já foram avaliadas e estão disponíveis para serem transplantadas. Segundo a Santa Casa de Santa Fé do Sul A fila de espera por córneas no Banco de Olhos é de em média 90 dias.