18/09/2021 10h43 - Atualizado em 18/09/2021 10h54

Sede da Polícia Federal de Jales será mantida, garante Diretor Geral da PF

Hipótese de desativação mobilizou Jales e Santa Fé do Sul e contou com apoio dos Deputados Federais Pinato e Coronel Tadeu.

O Vereador Ricardo Gouveia (PP), de Jales recebeu na tarde esta sexta-feira (17) a notícia que a luta para permanência da sede da Delegacia da Polícia Federal foi concretizada após a deliberação do Diretor Geral da Polícia Federal, Dr. Paulo Gustavo Maiurino mantendo a PF em Jales.

“Tendo em vista que os estudos técnicos não demonstraram de forma cabal a necessidade do encerramento das atividades das delegacias de Cruzeiro/SP e Jales/SP, entende-se pela manutenção das unidades”, despachou do Delegado de Polícia Federal e Diretor-Geral

“Essa notícia demonstra o prestigio de toda população, entidades, imprensa de Jales e região”, comemorou o vereador jalesense, que agradeceu em sua nota a todos os envolvidos e ao Deputado Fausto Pinato que reuniu em audiência o Prefeito de Jales Luis Henrique e o Ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira durante as tratativas para manutenção da DPF de Jales.

Há cerca de 60 dias, Gouveia obteve a informação da possível desativação de imediato desencadeou uma série de ações de mobilização, buscando apoio na sociedade civil e ao Ministério Público Federal que também tem sede em Jales, argumentando toda a importância e produtividade da PF principalmente no combate ao tráfico de drogas. A Polícia Federal de Jales atende a 44 municípios da região.

Para o prefeito Luis Henrique Moreira, “todos sabem da importância da Delegacia da Polícia Federal em Jales e de seu trabalho exemplar no combate ao contrabando e tráfico de drogas, na elucidação de crimes de corrupção e desvio de recursos públicos, crimes ambientais e cibernéticos, entre muitos outros. Seria um retrocesso, não só para Jales, mas para toda a região e até estados vizinhos, a desativação da unidade da PF em Jales, mas felizmente recebemos a excelente notícia de sua permanência em nossa cidade, graças a união de forças de todos que lutaram por essa conquista”.

Mobilização em Santa Fé do Sul

No mês de agosto o Vereador do PSL da cidade de Santa Fé do Sul, Murilo Basi entrou na campanha de mobilização da sociedade de toda a região para impedir o fechamento da Polícia Federal de Jales. Murilo enviou ofício ao Deputado Federal Coronel Tadeu assinado também pelo Prefeito Evandro Mura.

Murilo Basi e o Prefeito Mura enviaram ofício ao Deputado Federal Coronel Tarde (PSL) solicitando que o Parlamentar realizasse gestões junto ao Governo Federal, Ministério da Justiça e Policia Federal para impedir a possível desativação da Delegacia da Policia Federal na cidade de Jales.

No ofício Basi e Mura citaram que a unidade está localizada em um ponto estratégico do Estado de São Paulo, a menos de cinquenta quilômetros da fronteira com o Estado de Minas Gerais e há cerca de cinquenta quilômetros do Estado do Mato Grosso do Sul, sabiamente uma rota de tráfico de drogas, contrabando, descaminho, e outros delitos, sendo certo que a presença da Policia Federal nesta região reforça a segurança, e, o possível fechamento da delegacia contraditoriamente enfraquece o combate à criminalidade.

“Além da segurança, a PF tem grande importância na execução de serviços como passaporte, registro de arma de fogo, segurança privada, controle de produtos químicos, e outros. É imperioso destacar que a desativação da unidade da PF de Jales, seria um grande retrocesso para toda região, e Santa Fé do Sul, um dos importantes municípios desta região, com grande possibilidade de crescimento turístico e atuação política tem o dever de defender e reivindicar a não desativação da Delegacia da Policia Federal de Jales”, constou no ofício de autoria de Murilo Basi, Vereador e do Prefeito Evandro Mura, de Santa Fé do Sul, enviado ao deputado federal Coronel Tadeu